Arte | A decepção de Luis Gispert nos representa!

Arte | A decepção de Luis Gispert nos representa!

Publicado em:
30/10/2015
No items found.

Ácido e preciso,  Luis Gispert  vai no cerne das questões do agora no que tange o simbólico do consumo de luxo em sua obra Deception, fotografias de carros de luxo customizados com logos de grifes famosas. Sim, isso existe! E é o registro da sociedade iconográfica em que vivemos, com os valores centrados nos signos do capital - forma mais óbvia que encontramos de tornar o status, distinção e poder visíveis, feito, manifestado. Reflexo da lógica de pensar que estamos imersos, do mundo das aparências que o fetichismo do comprar nos aprisionou. Pensar o mercado de luxo

, o tipo de sociedade que essa lógica produz e o quão decepcionante e vazio tudo isso pode ser, é urgente! 

Note que o artista nos leva pra dentro do carro, mais precisamente para o banco de trás .E isso é ele dizendo que a gente ou pertence, ou quer pertencer a esse mundo, na medida em que joga o tempo todo com a lógica do capital, do fetiche do consumo, nessa vontade de enriquecer que nos funda e é quase que impossível lidar com ela. Note também que você até faz parte, mas ele não é seu, e nunca será! É tudo representação. Quem está no comando desse carro? Quem é o dono? E o que importa, está dentro ou fora dele? A cultura do consumo, o excesso, o exagero, em contraste com o natural, belo e simples, nos mostra que o paraíso sempre esteve ao nosso alcance: a saída é por ali.  De certa forma, estamos dentro... E esse carro não leva a lugar nenhum. Perdeu o sentido. Datou. Não te parece cafona esse #wayoflife todo? Esse #lifestyle está matando o que importa, que é o que está fora, o nosso planeta. Estamos morrendo junto, aos poucos. Preparamos uma galeria com as belas imagens (ok, não tão belas assim). Respire fundo, vá fundo e, em caso de emergência, quebre o vidro!  

M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.