Nossos vídeos

5 dicas infalíveis de como convencer os coleguinhas

Você já adotou o estilo de vida sustentável, mas não aguenta mais explicar pra todo mundo os motivos? A Fe Cortez selecionou 5 dicas pra você convencer sua mãe, seu pai, seu melhor amigo ou sua chefe de uma vez por todas! Tá com dificuldade? Dá um play!


Leia mais
O poder do amor e do indivíduo

A Revolução Industrial permitiu uma evolução humana nunca antes vista na História. Com o desenvolvimento da tecnologia, a vida passou a ser diferente e nós mudamos a nossa forma de agir como um todo. É claro que nem todas as mudanças foram pra melhor e agora a gente já sabe disso. Precisamos de reconexão. Com os animais, a natureza e com a humanidade. E ela só acontece através do amor e da inspiração.

O último episódio de Mares Limpos foi todo dedicado ao amor eaoque é profundamente revolucionário. Dá um play

Leia mais
E as novas economias?

E se a gente tratasse o lixo como matéria prima e ele voltasse pra natureza? Você já ouviu falar em economia circular? Vamos conversar sobre como funciona a produção, os bens de consumo e a logística desse sistema que reduz profundamente o impacto ambiental? A natureza é projetada para o desperdício zero, por que a gente não volta pra esse lugar? Dá um play e vamos conversar:

Leia mais
Quanto custa a poluição pra nossa economia?

Você sabe quanto custa os impactos do plástico pra nossa economia? Qual é de fato a pegada ecológica dele? O plástico é produzido a partir de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural e ele traz problemas muito sérios pra questão da poluição ambiental, pro aquecimento global e pro efeito estufa. Você já pensou nisso? A Fe Cortez propõe uma reflexão macro e econômica sobre os impactos do plástico, para além do impacto ambiental. Vamos?

Leia mais
Dos rios para o mar

Os rios são fundamentais para a distribuição dos nutrientes necessários para manutenção da vida dos ecossistemas do planeta. O Rio Amazonas, que coabita com a Amazônia, é o maior em volume do mundo e 20% das águas que chegam nos oceanos pelos rios vêm direto dele. Tudo está conectado. Os rios ao redor do mundo já sofrem com a poluição. Eles desaguam 3 milhões de toneladas de plástico todos os anos para os oceanos. Então se você acha que mora longe do mar e não tem nada a ver com isso.. bom, dá um play pra saber :)

Leia mais
Um olhar para dentro do Brasil

O Brasil tem uma fauna marinha muito rica, é um dos 5 maiores países do mundo em extensão e com a quinta maior população do mundo. Produz 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano que poderiam ser amplamente reciclados, mas não são. O problema do plástico traz consequências muito graves para as nossas tartarugas marinhas e para os animais brasileiros em extinção. Nós também somos responsáveis pelo desenvolvimento da sustentabilidade e da economia circular no Brasil. A Fe Cortez entrevistou quem protagoniza esses projetos de mudança e prova que é possível transformar o futuro de que em 30 anos vamos ter mais plástico do que peixes nos oceanos.

Leia mais
Tecnologias para salvar o oceano

Há pouco tempo, a pesquisadora norte-americana Jenna Jambeck descobriu que descartamos 8 milhões de toneladas de lixo anualmente nos oceanos. Você já pensou como a ciência é fundamental pra sustentabilidade? Tem muita gente bacana contribuindo pra desenvolver tecnologia pra salvar o oceano, como o pescador que criou o Trash Skimming, capaz de recolher lixo da praia e entender sobre a biologia marinha do mar. A Fe Cortez foi pra Europa, pra San Diego e também por aqui no Brasil, conhecer alguns projetos maravilhosos que estão dispostos a colocar a ciência em prol do amor pelos oceanos. Vamos juntos?


Leia mais
Você sabe o que são os microplásticos?

Você já parou pra pensar como a pesca impacta os oceanos? A gente fala muito por aqui do lixo plástico descartável e dos que consumimos diariamente (e muitos são recicláveis, mas já sabemos que não são necessariamente reciclados, né?). A Fe Cortez foi conhecer alguns projetos sustentáveis pra entender como o meio ambiente reage a um assunto tão sério como a pesca ilegal. As redes de pesca, por exemplo, são extremamente perigosas pro ecossistema marinho e pro desenvolvimento sustentável dos oceanos. Quer saber como? Dá um play pra entender qual é a nossa responsabilidade social nesse cenário.

Leia mais
Existe vida totalmente lixo zero?

Você sabe o que são as Cidades Lixo Zero? São aquelas com ambição de não gerar nenhum lixo que não possa ser reinserido na cadeia e já existem várias delas pelo mundo. A Fe Cortez visitou São Francisco, Califórnia, nos EUA, pra mostrar como a cidade da Ponte Golden Gate se tornou a cidade mais sustentável do país. Lá, os moradores investem na coleta seletiva e provam que é possível viver alinhado ao desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental e ainda viver perfeitamente em comunidade. Dá um play :)

Leia mais
De onde vem tanto lixo?

O lixo no meio ambiente, seja ele lixo industrial, comercial, orgânico ou reciclável, já atinge um nível quase irreversível pra saúde do planeta e da humanidade. E nós precisamos entender, pra ontem, de onde vem tanto lixo! No segundo episódio da websérie Mares Limpos, a Fe Cortez entrevistou os representantes das maiores empresas do mundo, pra saber como eles estão se responsabilizando pelo processo de reciclagem, de coleta seletiva de lixo, e como estão trabalhando a questão dos plásticos descartáveis e de uma possível diminuição deles em um futuro próximo.

Leia mais
O projeto que limpa a superfície dos oceanos

Você já pensou em um sistema que retira os plásticos do alto mar? O The Ocean Cleanup foca seus esforços em tecnologia pra limpar a superfície dos oceanos. Uma implementação em grande escala do sistema, pode limpar 50% da Grande Mancha do Oceano Pacífico em 5 anos. E qual é esse sistema? Essa é a parte mais interessante do projeto. O Ocean Cleanup tem um sistema passivo que usa as forças oceânicas naturais pra concentrar e capturar o plástico.

A Fe Cortez entrevistou o Joost Dubois que conta tudo pra gente! Dá um play!

Leia mais

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.