A gente entende que empresas são engrenagens do sistema que vivemos. É a partir delas que se produz praticamente tudo o que consumimos e muitas riquezas que criamos. E é a partir delas que se produz impacto. Positivo e negativo. A Menos 1 Lixo existe desde seu dia zero para causar impacto - positivo - no coletivo. E, nessa lógica de sociedade capitalista, nada mais disruptivo do que enxergar empresas como agentes de regeneração e transformação.
Sabemos também que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11,3 milhões de toneladas geradas por ano. Em um experimento feito pela Menos 1 Lixo, descobrimos que durante um ano, é possível economizar mais de 1.600 resíduos plásticos só deixando o copinho na bolsa.
É através desse fio condutor que nasce a parceria entre Menos1Lixo e Hering, traduzida na linha Reuse. Uma collab que coloca o nosso copinho nas ruas pra causar, mais uma vez, impacto.
Seguindo sua caminhada evolutiva na agenda da sustentabilidade, a Reuse é feita com a lógica circular, pelo reaproveitamento de fibras diversas. O fio é produzido a partir dos retalhos crus da própria malharia da Hering. Estes resíduos são trabalhados para voltarem ao estado de fibras, que geram uma nova malha. As peças são tingidas à base de corantes naturais que, quando comparado a um tingimento convencional, consome 36% menos água, 40% menos energia elétrica, 44% menos tempo de processo e 84% menos produtos químicos.
"Pela primeira vez, tantas pessoas vão ter acesso ao copinho e a um produto feito de material ressignificado, reciclado e reinserido na cadeia produtiva." - Fe Cortez, idealizadora do Menos 1 Lixo.
Na compra de uma peça Reuse, os clientes levam o copinho Menos 1 Lixo transparente por R$29,99, tanto no site quanto em pontos de venda específicos da Hering. O mesmo também pode ser adquirido separadamente, inserindo e aproximando o consumidor na jornada do consumo consciente. Vem conferir.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.