Radar de notícias #4 | O que rolou na semana de 20 a 26.03.22

Radar de notícias #4 | O que rolou na semana de 20 a 26.03.22

Publicado em:
25/3/2022
No items found.

A gente bem sabe que as notícias nos atropelam diariamente, algumas vezes nos levando até a sofrer de eco-ansiedade, né? Mas calma, esse definitivamente não é o propósito desse conteúdo. Tá no ar o radar de notícias da Menos 1 Lixo: uma curadoria com os principais assuntos e acontecimentos da pauta ambiental para ajudar você a terminar a semana bem informada. Vamos lá?

 

  • Cientistas encontram microplásticos na corrente sanguínea humana

Cientistas de universidades na Holanda encontraram microplásticos na corrente sanguínea de seres humanos. A pesquisa com os resultados, possivelmente inéditos, foi publicada na revista ‘’Environmental International’’. Os cientistas coletaram sangue de 22 doadores anônimos. Foram encontradas partículas micro e nano plásticas (ainda menores) em 17 deles. A concentração das partículas atingiu uma média de 1,6 microgramas por mililitro - o que equivale a uma colher de chá em mil litros de água. E não para por aí! Algumas amostras chegaram a ter 2 ou 3 tipos de plástico.

Fonte: Environmental International e G1/ Leia mais aqui

 

  • Evitando desperdícios, Canadá vende ‘’alimentos imperfeitos’’ a preços baixos

Dando um belíssimo passo rumo a  revolução contra o desperdício de alimentos, a maior cadeia de supermercados no Canadá irá vender alimentos tidos como defeituosos a preços baixos, para evitar que estes virem lixo, beneficiando assim consumidores, agricultores e claro, o planeta. A novidade se chama Loblaw e lançou recentemente a linha No Name Naturally Imperfect, com produtos ‘’feios’’ e imperfeitos, mas bons e com preços 30% mais baixos do que os seus ‘concorrentes’ mais bonitos. Por enquanto, apenas batatas e maças estão à venda, mas a Loblaw planeja expandir o negócio. Vamos torcer pra que vire tendência?

Fonte: Greenme / Leia mais aqui

  • Crise climática e contaminação intensificam insegurança hídrica no Brasil

O Nordeste brasileiro, que historicamente sofre com insegurança hídrica, pode se tornar ainda mais seco nas próximas décadas por conta da mudança do clima. Dados do relatório recente do IPCC sobre impactos da crise climática, identifica essa região como uma das mais vulneráveis à diminuição do volume de chuvas no futuro. Os sinais já são perceptíveis: rios intermitentes, característicos do semiárido, estão ficando secos por mais tempo. Além disso, a falta de chuvas intensifica o calor, com termômetros batendo recordes cada vez mais altos.

Fonte: Clima Info / Leia mais aqui

  • Estudantes criam estufa solar que produz alimentos e energia

Um protótipo de estufa solar foi criado por alunos do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha em Barcelona. O projeto consiste em uma construção pra produzir alimentos ao mesmo tempo em que gera energia solar. A estufa é resultado de uma busca por modelos pro enfrentamento de crises alimentares e energéticas. A estrutura da estufa foi construída com madeira de pinho, extraída de forma sustentável, coletada e processada. Dentro dela, há um sistema de fornecimento de nutrientes realizado por meio de tubulações que alimentam as plantas. 

Fonte: Ciclo Vivo / Leia mais aqui

 

  • Cidade do Mato Grosso cria faixa de pedestre exclusiva para capivaras

A cidade de Juína, em Mato Grosso, implantou recentemente uma faixa exclusiva de pedestres pra capivaras. Os bichinhos ganharam o espaço de travessia depois que moradores alertaram à Prefeitura sobre o perigo de atropelamentos na região. Além de ter pintado as faixas de branco, a Secretaria de Infraestrutura, também marcou patinhas amarelas pelo caminho, numa tentativa de chamar a atenção dos motoristas. Placas também serão instaladas pra emitir avisos de cuidado.

Fonte: CNN / Lmais aqui

 

João Espingarda
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.