TOP 5 motivos pra fazer coleta seletiva

30/9/2018

A coleta seletiva é um direito básico da gente, mas pouco garantido pelas políticas públicas no geral. O Brasil tem uma taxa de reciclagem que parece piada: 3% dos resíduos dos brasileiros são reciclados. A coleta é um dos passos mais importantes quando falamos nos nossos impactos no planeta e na nossa autorresponsabilidade como cidadãos do mundo. A maioria das cidades no Brasil não tem coleta pela falta de demanda dos cidadãos e pela falta de cobrança do serviço. Você faz parte desse cenário.

Você sabe se tem coleta na sua cidade? Muita gente diz que não, mas sequer se informou sobre o assunto. No Rio, por exemplo, muita gente escreve pro movimento falando sobre a falta do serviço, mas é uma das cidades mais contempladas pela coleta seletiva. Como saber? Basta entrar em contato pelo telefone ou pelo site da companhia de limpeza urbana da sua cidade (no caso do Rio, a Comlurb) e se informar.

E se não tiver mesmo coleta seletiva? Dá uma olhada nesse artigo da Cristal do Um Ano sem Lixo, que ela dá dicas incríveis, especialmente sobre o aplicativo do Cataki que ajuda uma galera Brasil a fora.

A gente quer te contar os benefícios da coleta e quais são as medidas que você pode e deve tomar pra que ela seja garantida. O Menos 1 Lixo luta pelo empoderamento dos cidadãos e você também precisa fazer a sua parte: desde a separação do lixo na sua casa, no condomínio, no seu trabalho e nos espaços públicos, até a cobrança das autoridades pra que ela seja concluída. Participar da coleta seletiva da sua cidade traz benefícios pra saúde da gente, de toda a sociedade e do planeta. Vamos?

TOP 5 motivos pra fazer coleta seletiva


1) Menos extração de novos recursos naturais

Quando separamos o lixo, evitamos que parte do nosso resíduo seja destinada aos aterros e garantimos a reciclagem e a reutilização, preservando a extração de novos recursos naturais.

2) Menos contaminação

O lixo nos aterros contamina o solo, os lençóis freáticos, o ar, os rios...

3) Mais saúde

Enviar o nosso lixo pros aterros sanitários fortalece bactérias e a proliferação e resistência delas, contribuindo pro desenvolvimento de cada vez mais doenças.

4) Mais empregos e mais dinheiro

Reciclar traz benefícios econômicos também: menos gastos com a limpeza urbana, com a saúde pública, com o controle da poluição dos solos, rios e ar, economia na não construção de novos aterros sanitários. A reciclagem também é responsável pela geração de empregos, né? Um combo bem legal :)

5) Educação

Os centros de reciclagem e triagem são um espaço incrível de educação ambiental de crianças e formação de novos profissionais.

A gente vive conversando por aí sobre as melhorias sócio-ambientais que desejamos pro nosso mundo. Que tal começar pela coleta seletiva? Ela é, definitivamente, um dos primeiros e mais importantes passos pra uma rotina mais alinhada com o meio ambiente, com o planeta e com a saúde de todos nós. Vamos?

Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.