O que é reciclável e o que é reciclado?

O que é reciclável e o que é reciclado?

Publicado em:
23/9/2021
No items found.

Talvez você nunca tenha se perguntado sobre os processos de reciclagem, o que pode ou não ser reaproveitado ou quais os cuidados essenciais que devemos ter. E, possivelmente, já tenha consumido algo com o selo de reciclável, o que já é um bom começo. Porém, infelizmente, nem tudo que é reciclável de fato é reciclado. Aqui no Brasil, além das pequenas taxas de reciclagem, dependendo do material, muito se perde quando não é descartado corretamente.

Vamos pensar um pouco sobre o que cada nomenclatura representa:

  • Reciclável: material que pode ser reciclado, sem necessariamente ser. 
  • Reciclado: material que já passou pelo processo de reciclagem e voltará a ser comercializado ou poderá ser matéria-prima para outro produto.

Se aproximando do nosso dia a dia, um reciclável muito comum é a garrafa PET que usamos para consumir diversos tipos de bebida. Porém, a taxa de reciclagem dela é baixíssima, de apenas 55%. Ou seja, é um reciclável que poderia ser reciclado, mas acaba tendo pouco aproveitamento.

Já os reciclados, que passaram pelo processo de reciclagem, fazem toda a diferença no impacto ambiental. A latinha de alumínio é o melhor exemplo, além dela ser altamente reciclável - por não perder suas características durante esse processo -  ela garante uma taxa super alta, que chega a 97,4%. Quase 100% das latinhas completam seu ciclo, o que também significa que a extração de matéria-prima para novas latinhas acaba sendo bem menor que os materiais não reciclados. Passada que fala?

Também é importante mencionar sobre os processos de reciclagem. Alguns são bastante danosos ao meio ambiente, como é o caso do plástico, que costuma ser incinerado e libera diversos gases tóxicos, como dióxido de carbono, que acaba indo parar na atmosfera e reverbera no aquecimento global

Porém, isso não significa que devemos parar de reciclar, apenas refletir e tentar substituir antes de consumir. Assim, talvez não teremos que lidar com aquele resíduo. Existem opções que também facilitam esse processo, a latinha de alumínio é uma delas. Alto índice de reciclagem e pouca energia pra que o processo seja feito,  apenas 5% do que seria usado pra criar uma nova. Isso sim é um caso de sucesso!

Existem muitos materiais que podem ser reciclados mas que, infelizmente, nem chegam perto de ser, seja pelo custo ou por não serem descartados corretamente. O fato é que se pudermos refletir sobre o que iremos consumir antes, nosso impacto pode ser muitoooo menor do que estamos acostumados. Lembrando que a reciclagem não é a solução completa para o problema do lixo, mas uma maneira de lidarmos com nossos resíduos para diminuir, cada vez mais, o nosso impacto. Na dúvida, vá de lata sempre!


Fonte: Ebook O poder das escolhas e https://www.dw.com/pt-br/pl%C3%A1stico-%C3%A9-respons%C3%A1vel-por-80-do-lixo-nos-oceanos/a-57859624

Camila Benvegnú
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.