Movimento QueroQuero: feito por pessoas que fazem a diferença

Movimento QueroQuero: feito por pessoas que fazem a diferença

Publicado em:
27/10/2015
No items found.

O bem se prolifera. Desde que começamos o Menos 1 lixo, conhecemos vários outros projetos, movimentos, pessoas que também dedicam seu dia a dia às causas ambientais e muitas outras interligadas. Os caras que limparam o morro e iniciaram um trabalho de conscientização sobre o descarte do lixo, o que transformou o lixão em um parque ecológico, a Regina, com o Favela Orgânica, o pessoal da Junta Local, a galera do Engajamundo e muito mais. Porque sim, são muitos. Sem contar as pessoas que começaram utilizando o nosso copinho e, hoje, acompanham a gente para saber como ser consciente diariamente. Pois bem, eis então que nos apareceu mais um movimento encantador: QueroQuero. E sim, nós queremos!

Há apenas quatro meses "no ar" ( através da Conservação Internacional, CI-Brasil, 1990), o movimento tem a proposta de conectar jovens de todo território brasileiro - que possuam modos de vida distintos e desenvolvam ações nas comunidades onde moram, para contribuírem para um país mais sustentável, mais inclusivo e justo, e com melhor qualidade de vida para todos. A plataforma utilizada para tal  conexão é bastante conhecida - Facebook, e já conta com mais de 50 mil participantes da comunidade.

“O desafio da sustentabilidade é geracional. A transição para um futuro mais sustentável carece de novas lideranças, precisamos preparar os jovens e criar espaços para que eles possam se engajar nesse debate”

Enfatiza Rodrigo Medeiros, Vice Presidente da CI-Brasil, organização ambiental que realiza a iniciativa. “Esse desafio global passa por um reconhecimento da cultura e do saber local, e em um país diverso como o Brasil, precisamos reconhecer e valorizar essa diversidade como elemento de transformação.  É o que buscamos com o Movimento QueroQuero”.

Apesar do trabalho envolver todo o Brasil, a  organização têm áreas prioritárias de atuação, entre elas: Escudo das Guianas, Tapajós, Centro de Endemismo Belém, BR-319, Três Fronteiras e Costa Equatorial. Todas elas na Amazônia, por ser uma prioridade global da Conservação Internacional. Já os temas que prevalecem na causa são: mudanças climáticas, políticas públicas, conservação em comunidades indígenas, agricultura + pesca + extrativismo. Na campanha "A Natureza está Falando", a ideia é inspirar a sociedade e promover o debate sobre a importância da natureza para o bem estar humano. 

 

 “Além do Facebook, os jovens podem utilizar outras redes sociais como Instragram, Snapchat, Whatsapp com a hashtag #euquero. "A plataforma é um espaço para compartilhar e conectar diferentes realidades e boas iniciativas”, destaca Fernado Grostein, diretor de cinema e responsável pela Spray Filmes, produtora que está por trás da estratégia do Movimento QueroQuero. Bom, você também pode querer, repensar e agir. O vídeo abaixo foi conhecido através do movimento e, apesar de não constar imagens tão belas quanto o vídeo acima, é a extrema ligação entre o canudo que você não recusa e o lixo gerado a partir daí. Você não precisa ir para o meio dos mares salvar as tartarugas para ser sustentável, a sua consciência pode ajudar daqui, daí, de onde você está agora. É como falamos sempre, são escolhas diárias. 

 
Talita Gamboa
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.