LIXO: Mudança no significado da palavra pra mudar a consciência

LIXO: Mudança no significado da palavra pra mudar a consciência

Publicado em:
14/6/2023
No items found.

LUGAR DE LIXO É ...

Em um novo significado no dicionário! O que é #lixo pra você?

7 de junho é celebrado o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável, e vamos combinar que muitas coisas seriam bem-vindas nessa data e eu não estou falando das clichês homenagens recheadas com frases de efeito batidas. Remuneração justa pelo serviço prestado, infraestrutura adequada e incentivos econômicos são só algumas das coisas que DEVEMOS a essa linha de frente invisível. O que quase ninguém te conta é que você pode fazer algo tão importante quanto. Agora mesmo! Sem nem sair de casa! Ressignificar o que entendemos como lixo.

Mas calma, não precisa parar a leitura se você já estiver botando o pé na estrada pra curtir o feriadão, porque o papo aqui é direto ao ponto! E não é o de coleta! Se há algum tempo você procurasse no dicionário da língua portuguesa, o termo “lixo”, seria informado com algo como “qualquer material sem valor ou utilidade” O que isso reverbera por ai? Faz sentido? Se você está em dúvida, eu respondo: não faz! Por isso, aceitei junto da Menos 1 Lixo, o convite da iniciativa "Juntos pela Reciclagem", movimento desenvolvido por grandes empresas e com o apoio de instituições que se uniram por um objetivo em comum: estimular uma mudança sistêmica, para dar dimensão de que toda essa questão não tá relacionada somente com a forma como nós, enquanto sociedade, lidamos com o lixo, mas sim ao modelo de vida como um todo.

Se você segue o meu perfil ou a página da Menos 1 Lixo há algum tempo, já ouviu falar bastante em poder do indivíduo. Esse conceito vai ser sempre acolhido e estimulado por aqui, mas não só! Afinal, se apenas 3% de todo o resíduo no Brasil é reciclado, é hora de uma ator chave desse rolê assumir sua responsabilidade. Por isso, também fazem parte desse movimento empresas e entidades como: Cargill, iFood, Nestlé, PepsiCo, Unilever, ABIA | Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, ABIPLAST - Associação Brasileira da Indústria do Plástico, ANCAT e Yattó. Você deve estar se perguntando o porquê de começarmos pelo dicionário, e eu respondo. Essa é a oportunidade de abrir diálogo com todos os elos da cadeia e estimular transformações nas empresas, governos e a atenção das pessoas pro seguinte alerta: se a grande parte dos materiais é reciclável ou compostável, muitos dos materiais que lotam os aterros não devem ser olhados como lixo. Chegou a hora de conscientizar, através de um novo significado do termo “lixo”, o potencial da matéria-prima pra produção de novos produtos e consequentemente da renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis.

“Juntos pela Reciclagem” é uma oportunidade de construção de uma nova consciência por meio da educação e do diálogo de transformação coletiva voltado para um problema comum em toda a sociedade.

João Espingarda, Wagner Andrade
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.