Eu testei | compostagem doméstica

Eu testei | compostagem doméstica

Publicado em:
22/6/2015
No items found.

Você já ouviu falar em compostagem doméstica? A compostagem é o processo que transforma resíduos orgânicos em adubo e ela pode ser feita facilmente em casa. Hoje no Brasil, metade de todo o lixo produzido é orgânico e poderia ter outro destino. Há mais ou menos 3 meses comecei a fazer a compostagem em casa e a primeira coisa que percebi é a quantidade enorme de comida que vai pro lixo! Mas vamos para o passo a passo, que vou falar disso daqui a pouco. Comprei minha caixa composteira na Morada da Floresta, um site super bacana de produtos sustentáveis. Existem 6 tamanhos de caixas de acordo com a quantidade de pessoas que moram na casa, e consequentemente a quantidade de lixo que elas geram. A caixa é formada por 3 compartimentos: duas caixas coletoras e uma que armazena o adubo líquido que resulta da compostagem. O kit ká vem com as minhocas, um pouco de serragem, e com o passo a passo do que pode e o que não pode ser colocado.

O processo é muito simples: você coloca o que sobrou das refeições e preparo de alimentos na caixa que já vem com substrato orgânico e minhocas. Joga por cima folhas secas ou serragem e é só deixar que as minhocas façam seu trabalho. Nas primeiras semanas eu penei um pouco, porque coloquei pouca matéria seca (folhas e serragem) e aí surgiram aquelas mosquinhas de banana. Aí descobri que o truque era fazer o montinho do resto de comida todo junto e cobrir bem com a matéria seca (serragem funciona melhor), e ficar atento pra quantidade de serragem colocada. Pra mim funciona quando é quase partes iguais de matéria orgânica e matéria seca. Quando a caixa de cima lotou, troquei com a de baixo e as minhocas sobem automaticamente de uma pra outra. O adubo que fica é maravilhoso e minhas plantinhas estão mais lindas do que nunca! E eu não gasto mais dinheiro com terra adubada, com fertilizante químico, nada disso. Ah, e pra quem está se perguntando: não, a compostagem não tem cheiro nenhum. Só se você fizer errado, mas o processo é totalmente sem cheiro. Até o adubo líquido é sem cheiro.

Tudo lindo né? Mais ou menos. Quando você começa a prestar atenção em quanta comida vai para o lixo, acaba revendo também as compras e o preparo dos alimentos. Falamos aqui do projeto Favela Orgânica, da Regina Tchelly, que tem como objetivo ensinar as pessoas a usarem todas as partes do alimento, como cascas e talos. Falamos também que a quantidade de comida produzida no planeta seria suficiente para que ninguém mais passasse fome, e que assombrosos 45 milhões e toneladas de alimentos estragam por ano no consumo. Então além de diminuir o lixo que vai para os aterros e lixões, e consequentemente contribuir para reduzir a quantidade de gás metano (aquele que é 23 vezes mais potente que o gás carbônico no aquecimento global) emitido no processo do aterramento desse lixo, você acaba indiretamente diminuindo o seu desperdício, o que é muita coisa! Tá esperando o que pra comprar a sua? Composte, suas plantinhas, as pessoas e o planeta  agradecem!

Fe Cortez
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.