Cultura | Encontro sobre economia colaborativa

Cultura | Encontro sobre economia colaborativa

Publicado em:
10/3/2016
No items found.

Muitas vezes quando tratamos sobre colaborativismo, as pessoas pensam num modelo de economia utópico, ilusório, impossível. Nós, do Menos 1 lixo,  acreditamos que cai super bem com um comportamento consciente de coletividade, e já mostramos isso por aqui algumas vezes. Seja experimentando viver num cohousing ou participando de projetos como o The Street Store, vale a pena vivenciar dias menos individualistas. No último sábado, fui em busca disso. Participei de um encontro para tentar entender melhor todo esse universo colaborativo. Era a imersão "Colaboração: um novo olhar sobre a economia", guiada pela Camila Haddad, que é formada em administração e mestre em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. O encontro que durou mais ou menos seis horas, aconteceu na MIXTO e, logo de cara, vi que sairia algo bacana. A casa, que um dia foi uma agência, foi transformada pela dona (desculpe, não lembro o nome) num cantinho para encontros criativos. Assim como contamos que aconteceu com a Fe Cortez,  ela percebeu que tinha outro propósito na vida, e criou um local lindo, aconchegante e acolhedor. Com bate-papos esclarecedores e felizes como foi o meu, e acredito que será o de hoje, com o Pedrinho Salomão.

‍(foto: Relayride/Reprodução)

Camila começou então a falar do novo olhar sobre a economia, e deixou claro que poderíamos interromper e tirar dúvidas a qualquer momento - como uma conversa normal entre amigos. Que o início seria mais teórico, mas que veríamos tudo aquilo na prática até o fim da tarde. E sim, nós vimos. Ela mostrou modelos de negócios que já funcionam dessa forma e o principal, modelos de vida, pessoas que levam suas vidas de forma colaborativa.

Tudo com fundamentado, com estatísticas, estudos e resultados. É engraçado que em dado momento você começa a se perguntar por qual motivo ainda não vivemos todos assim. Ou ao menos, não estimulamos mais tal comportamento. Um pouco antes da parada para o almoço brincamos com a tradicional "dança das cadeiras". Primeira roda e tudo normal, quem ficou em pé sai e no final surge um grande vitorioso. Eis então o desafio na segunda rodada: ninguém perde. Camila parava a música, todo mundo se sentava, retirávamos apenas os assentos e conforme as cadeiras fossem acabando precisávamos dar o nosso jeito (no coletivo) de permanecermos todos sentados e, pasmem, nós conseguimos!

Sorrimos mais, nos falamos mais, curtimos a música, comemoramos juntos e pensamos no melhor para todos. Foi uma brincadeira, mas também foi o retrato da competitividade do dia a dia. Bom, esse foi o único spoilerA dica de cultura de hoje foge das tradicionais sugestões de documentários, exige um pouco mais de investimento de grana e tempo, além de uma prévia programação. Mas vai valer MUITO a pena! Eu comprei o encontro pelo Cinese, plataforma de crowdlearning  idealizada pela Camila, onde você pode propor e participar de encontros diversos - de aula de finanças a workshop de culinária. Pensamento coletivo e acessível assim como o nosso movimento. ;)  

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.