Dia 30, segunda feira, começa a tão aguardada Conferência do Clima (COP-21), quando 195 chefes de Estado se reunirão em Paris para assinarem um acordo global com o objetivo de traçar um plano zerar as emissões de carbono e mitigar os efeitos das mudanças climáticas que hoje são inevitáveis. E no domingo, véspera do encontro, várias cidades do mundo realizarão uma Marcha pelo Clima.
A Marcha Global pelo Clima terá como objetivo reunir o maior número de participantes, de forma a pressionar as autoridades políticas do país frente aos compromissos climáticos globais e fortalecer o movimento internacional “People´s Climate Movement”, que estimula a realização simultânea da marcha em dezenas de cidades pelo mundo.
Estão previstas caminhadas em todos os continentes, no mesmo dia, em cidades como Paris, Amsterdam, Copenhagen, Berlim, Londres, Barcelona, Roma, Lisboa, Oslo, Melbourne, Sydney, Johannesburg, São Paulo, Curitiba, Cidade do México, Tóquio, Seul e Nova Deli.
Aqui no Rio, o ponto de encontro será às 10 da manhã, em frente ao Posto 8 de Ipanema. O evento em São Paulo, além da Marcha em si, que sairá às 11h do MASP, inclui ainda oficinas culturais, e a caminhada até o Parque do Ibirapuera, onde, às 17h, haverá um show com Mariana Aydar, Lenine e Arnaldo Antunes. A programação completa está disponível clicando aqui. Entre as organizações responsáveis pela estruturação da marcha estão: Avaaz, Centro Brasil no Clima, Defensores da Terra, Greenpeace, Instituto Moleque Mateiro, Ibase, Rede Carioca pelo Clima, entre outras.
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.