Especial COP-21: entenda o que é e como ela vai mudar a sua vida

Especial COP-21: entenda o que é e como ela vai mudar a sua vida

Publicado em:
15/11/2015
No items found.

Faltam 15 dias para um dos eventos mais importantes do nosso século, a COP-21. E como o assunto é bem complexo, envolve195 países, e muitos interesses econômicos em jogo, o Menos 1 Lixo apresenta um texto que simplifica a questão e vai direto ao ponto. 

O que é a COP-21 e por que ela vai mudar minha vida?

1 - A COP-21 é a Conferência do Clima que vai reunir 195 chefes de Estados em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015.

2 - O objetivo da COP-21 é que os países cheguem a um acordo - leia-se um instrumento legal - para zerar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e criar mecanismos para lidar com as mudanças climáticas que já estão ocorrendo e que não podemos mais evitar.

3 - Hoje as previsões mais otimistas dos cientistas são que MESMO com o corte da emissão de gases como o CO2, ou gás carbônico, a Terra vai aumentar pelo menos 2ºC em sua temperatura média. Isso porque já temos na atmosfera carbono equivalente suficiente pra isso. Muitos cientistas dizem que a temperatura pode aumentar até 4ºC.

4 - Infelizmente não dá pra fazer a transição de um dia pro outro de uma economia global baseada em combustíveis fósseis (como petróleo, gás e carvão), como é hoje, para uma limpa, só de combustíveis renováveis, porque é impossível substituir toda a infraestrutura do planeta instantaneamente – imagine o esforço para trocar todos os carros, todas as usinas elétricas, todas as indústrias. Vai levar anos, talvez décadas, então precisamos começar JÁ.

5 -Só pra ter uma ideia, a última vez que o Planeta teve uma variação de 4ºC foi na ERA DO GELO. Isso mesmo: basta a temperatura média do planeta cair 4ºC para entrarmos numa Era Glacial. Só que nesse caso, foram 4 graus para baixo e não de aumento como previsto.

6 - O aumento da temperatura vai causar consequências ao planeta que não temos como prever com exatidão, mas entre elas certamente estão: falta d’água; calor extremo; falta de energia; falta de comida em larga escala porque muitas regiões se tornarão desertos, e em outras a produtividade da agricultura cairá muito por conta do calor; aumento de epidemias e doenças como dengue e malária; secas e enchentes cada vez mais severas; e elevação do nível do mar, fazendo não só que cidades costeiras desapareçam, mas países inteiros também. 7 - Quem mais vai sofrer as consequências do aumento de temperatura são os países em desenvolvimento, não só por conta da sua posição geográfica, mas principalmente porque a infraestrutura desses países não é suficiente para evitar os danos climáticos e eles simplesmente não tem dinheiro suficiente para se adaptarem ao novo mundo que vem por aí. A ironia é que são justamente os países mais pobres, que poluíram menos historicamente, que vão pagar o maior preço pela mudança do clima no mundo.

8 - Hoje a poluição do ar já causa 1 entre 8 mortes no planeta! Imagina com mais alguns bilhões de toneladas de gases sendo emitidos todos os anos na atmosfera...

9 - Os chefes de estado terão que ser muito firmes, pois estão em jogo lucros de indústrias literalmente trilionárias, como a da pecuária e do petróleo. É MUITA grana envolvida. E só um dado interessante: para chegarmos a no máximo 2ºC de aumento na temperatura, 2/3 das reservas de petróleo JÁ descobertas no mundo não poderão NUNCA serem usadas. As multinacionais do petróleo certamente irão à falência se isso acontecer, e obviamente vão lutar até a morte para queimar até a última gota. A pergunta que não quer calar é: quem vai abrir mão da sua parte? 10 - Só lembrando que quem sofrerá as consequências do que nós temos feito com a Terra ao longo dos últimos séculos, somos nós mesmos. O planeta é muito resiliente, ele se adapta. Os seres humanos é que têm uma capacidade de adaptação bemmmmm menor. E é a raça humana que está em jogo.

  • Obs: a Terra já extinguiu os dinossauros… #ficaadica

E o que nós podemos fazer? Pressionar o governo. Vamos usar nossas redes sociais, assinar abaixo assinados, ir às ruas para exigir que o Brasil, que a Dilma, assine o acordo e tenha uma postura firme em relação ao desmatamento, e à pecuária, que são no Brasil as maiores causas de emissão de gases do efeito estufa.

E pra facilitar aqui tem alguns links importantes: Marcha Pelo Clima em São Paulo dia 29 de novembro, aqui. Marcha Pelo Clima no Rio dia 29 de novembro, Rio. Hashtags: #COP21 #Paris2015 #climate #climateaction #g20   

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.