A minha história com o armário cápsula começou em 2011. Quando caiu a minha ficha sobre minha compulsão por compras. Fiz uma primeira limpeza significativa no guarda-roupa que não durou muito, acabei comprando praticamente tudo de novo :(
Precisei de mais tempo do que eu imaginava para chegar onde eu queria, mas não desisti.
Em 2013 eu comecei a minha jornada de entendimento sobre o meu comportamento de compra e isso sim fez muita diferença no meu processo de remissão.
Obviamente, tudo começou com o meu guarda-roupa.
Uma das primeiras coisas que eu fiz foi colocar em prática uma proposta muito conhecida de revistas de moda, 10 looks com 18 peças, em média. Eu peguei todas as revistas que eu tinha que faziam esse exercício e estudei a lógica. Eu já era formada como Consultora de imagem e Estilo Pessoal, então acredito que foi um pouco mais fácil para mim.
A verdade é que o exercício deu mais certo do que eu esperava. A proposta era muito simples, escolher de forma consciente um grupo de 18 peças de roupas que eu usaria por 10 dias.
Dado que eu já tinha percebido que eu usava 20% desse guarda-roupa cheio e que quando fui radical e tirei muito acabei comprando de novo e eu não queria mais passar por isso eu encarei o desafio.
Aprendi a pensar muito mais no guarda-roupa, de um jeito tão diferente que as peças que eu entendi que não se encaixavam nele simplesmente foram parar numa lojinha virtual, em bazares ou na casa de pessoas que precisavam mais delas do que eu, doei e a vida ficou mais feliz para as pessoas, para as minhas peças de roupa e para mim!
Claro que isso não aconteceu em uma semana, foi um ponta pé importante para me trazer até onde estou hoje, com um armário cápsula. J
Além disso, eu queria testar alguns pontos:
E essas foram as peças escolhidas – não reparem aminha habilidade com as imagens abaixo rsrsr. Perceba que eu contei os acessórios também, algo que não conto para um armário cápsula, mas como eu queria me desafiar, eles entraram na soma:
Os looks que o exercício rendeu:
Como eu trabalhava em banco na época, o estilo é bem comportadinho, mas perceba que mesmo com uma camiseta super azul royal, deu bastante certo a mistura das peças. Eu poderia ter escolhido uma branca afinal de contas, mas decidi arriscar.
Como foi a lógica de escolha:
E sim, eu consegui comprovar muitas coisas legais:
É possível sim viver com poucas peças, maaaaas elas tem que ser boas minha gente e tem que ter cuidado com as bichinhas, porque lavar demais estraga, então as dicas são:
E deu para testar tudo que eu queria? Sim.
É isso, valeu a pena o exercício.
E ele pode ser o seu ponta pé inicial também. Vai que você esta acompanhando a Fê e as demais desafiadas e está aí pensando: ok, já recebi meu planner, já assisti todos os vídeos, mas não consigo... :)
Ah! Não vai me dizer que você ainda não baixou o planner?
Então clica
No oitavo episódio da nossa websérie Desafio Armário Cápsula a Fe Cortez mostrou como montar uma mala cápsula, essa e só mais uma maneira de você experimentar o Desafio caso voê ainda não tenha tido coragem para começar. Dá um play:
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.