Amigo Secreto Consciente: pra ressignificar e abusar da criatividade

Amigo Secreto Consciente: pra ressignificar e abusar da criatividade

Publicado em:
12/12/2016
No items found.

Quem gosta de Amigo Secreto levanta a mão? Ok! Temos alternativas!!

Sempre fugi de Amigo Secreto. E ainda estou para conhecer alguém que não torça o nariz pra essa tradição “tão legal” de fim de ano.

Quando eu tinha 7 anos dei um CD e ganhei uma caixa de bombons (!!), mas daqueles bombons que ninguém quer comer e dura meses na mesa da sala. Achei injusto e sem sentido. Com 7 anos de idade. Depois dessa, só participei de um Amigo Secreto, há uns 5 anos, porque não tive como escapar :)

Reza a lenda, e a Wikipedia, que a brincadeira do Amigo Secreto faz parte de  um ritual nórdico. Eles esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: "Que você jamais se esqueça dos Deuses sobre nós". Neste ritual, o presente trocado era o símbolo concreto da eternização deste pacto. Tem gente que nega essa origem nórdica e acredita que o Amigo Secreto seja uma tradição dos povos pagãos que se popularizou no ano de 1929. No meio da crise, em plena depressão, a brincadeira era a garantia de que todos pudessem sair com presentes das festas. Seja a tradição nórdica ou pagã, já dá pra combinar que amigo secreto não é muito a cara de 2016, vai? Pra galera que está preocupada com a redução da geração de lixo, não faz sentido algum entrar na brincadeira e presentear com uma “coisa-que-vem-em-embalagem” e que com certeza absoluta é totalmente dispensável na vida de alguém. Passar o ano inteiro evitando desperdício, escolhendo produtos com menos embalagens, abolindo copinhos descartáveis, levando sacolinhas retornáveis para o mercado, imprimindo nos dois lados da folha, reformando as roupas, separando o lixo, etc - não combina com presentes de “coisas-que-vem-em-embalagem” e são totalmente dispensáveis na vida de alguém.

Então, vamos às alternativas. Aliás, tenho que dar os dois créditos para a minha prima Carol - que há anos fundou o Amigo Secreto de experiências, no Natal da família. Não contente resolveu inovar, e em 2016, teremos o Amigo Secreto de frases. Eu já testei esse com os amigos que vieram para o almoço de Thanksgiving, e foi muito, MUITO, legal! E a terceira alternativa para o Amigo Secreto veio da Talita, que é responsável pelo conteúdo do Menos 1 Lixo. A gente trocou uma ideia pelo whats’app - e que tal seria se os presentes lembrassem o presenteado de que deixar menos pegadas é sempre mais legal?!

1- Amigo Secreto de Experiências Regras 1- Escreva em um papel o que você gostaria de fazer com alguém do grupo de amigos/família que vão participar no Amigo Secreto. Na minha família, a gente faz todos os anos. No ano passado, eu pedi para fazer a trilha do Parque Lage; um primo pediu para saltar de asa-deltas; outro primo pediu para ir ao teatro; minha filha pediu para ir para a Amazônia (depois dessa, a gente vai ter que estabelecer como regra, um raio de km onde a atividade possa ser realizada); e meu filho pediu para pular 1000 vezes (depois dessa, a gente também vai ter que estabelecer que a atividade seja um pouco mais razoável e prazerosa). 2- Todos os papéis são sorteados entre os participantes 3- Quem pegar o seu tem que fazer a atividade junto com você, dentro do período de 1 ano. É uma oportunidade super legal para fazer o presente durar e para interagir de verdade com alguém. Sem presentes genéricos, sem caixas de bombons que você não precisa ganhar, sem embalagens! 2- Amigo Secreto de Frases Esse aqui parte do princípio que, de vez em quando, é bom falar o que você pensa sobre a outra pessoa, dividir uma frase bacana de uma música ou de um livro - coisas assim. Esses tesouros que a gente grifa e precisam ser compartilhados, mas a gente acaba deixando pra lá!

Regras 1- Todos os participantes escrevem seus nomes em um papel e os nomes são sorteados

2- Cada um tem que mandar uma frase "de presente” para o seu Amigo Secreto

3- Com os meus amigos, a gente montou um grupo no Messenger e as frases foram compartilhadas pra todo mundo ver.

3- Amigo Secreto na Vibe do Menos 1 Lixo

 Nesse tipo de brincadeira, basta seguir as regras de costume. Só que os presentes poderiam partir de um desafio: como ajudar o seu amigo a deixar menos pegada ecológica?

 Sugestões não faltam: a começar pelo Copinho fofo do Menos 1 Lixo, passando por uma sacolinha fofa reutilizável para fazer o mercado ou a feira. Tem também a capinha de silicone para cobrir legumes e alimentos (e substituir o PVC que todo mundo só usa 1x); e pra quem puder investir mais: que tal uma mini composteira? Lembrando, ainda, da assinatura do Baldinho de compostagem do Ciclo Orgânico!! 

É isso!! Quem tiver mais ideias de fazer Amigo Secreto com essa pegada mais alternativa, manda pra gente! :)

Heliene Oliveira. Fundadora da Quiron, onde cria projetos de transformação e consciência social. Há 2 anos esta à frente do Flor Faz Bem, um movimento que reutiliza flores que seriam descartadas para fazer o bem. E desde o ano passado, contribui com seus textos para o Menos 1 Lixo.

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.