5 campanhas publicitárias sustentáveis

5 campanhas publicitárias sustentáveis

Publicado em:
12/7/2015
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Tem outdoor que já foi feito com lixo eletrônico para chamar a atenção para esse tipo de resíduo e a importância dada pela marca pra reciclagem. Tem outro que foi feito com madeira reutilizada de obra de uma loja. Tem montadora de carro investindo e criando automóveis que são movidos a hidrogênio. É inegável: a publicidade é uma fortíssima ferramenta de disseminação de informações. Nas palavras do ex-diretor da Associação Europeia das Agências de Comunicação, Stig Carlson, "Ela não muda valores nem cria valores, mas tem grande habilidade para detectar novos valores entre os consumidores e refleti-los na forma de soluções de criações". Selecionamos 5 campanhas de publicidade que tiveram foco total na sustentabilidade para divulgar seus produtos. Que sirvam de inspiração! BEST BUY, 2010 "Não importa onde você comprou, nós reciclamos". Foi esse o slogan que a marca americana de produtos eletrônicos usou para divulgar a mensagem de reciclagem de lixo eletrônico. O outdoor ficou instalado na Times Square e foi inteirinho feito com esse tipo de lixo. A palavra "e-cycle" foi feita com peças de monitores e computadores antigos. Vale lembrar a importância de campanhas como essa, já que o lixo eletrônico tem se tornado um grande problema quando descartado no meio ambiente. Isso porque são produtos que que possuem substâncias químicas que podem provocar contaminações de solo e água, além de graves doenças em pessoas que trabalham nos lixões. Sem falar que, claro, a maioria desses produtos possuem grandes quantidades de plástico, metais e vidros, materiais que demoram muito tempo para se decompor. Daí a importância de reciclar.

LEROY MERLIN, 2009 Ao inaugurar a sua primeira loja sustentável no Brasil, em Niterói, a Leroy Merlin fez uso prático da mensagem que queria passar. A loja, especializada em materiais de construção, usou madeiras que sobraram de obras para fazer um outdoor totalmente reaproveitado. A frase: "Nova Leroy Merlin. Tão preocupada com o meio ambiente que a madeira de construção virou placa". A marca foi a primeira loja do Brasil a receber o certificado AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e vem desenvolvendo o seu programa de sustentabilidade chamado de Construir e Sustentar Leroy Merlin com um selo próprio, que tem açõees, atitudes e soluções ou produtos que ajudam na preservação do meio ambiente.

TOYOTA MIRAI, 2014 "O futuro já chegou". Foi com esse slogan que a Toyota anunciou, no ano passado, a produção do primeiro carro movido a hidrogênio em larga escala. O Mirai, que em japonês quer dizer um tanque de hidrogênio que garante autonomia de 483km. Em combinação com o oxigênio do ar, é produzido água e eletricidade. O escapamento do carro solta apenas vapor d´água. É como se fosse uma bateria que em vez de ser recarregada, ganha força com essa reação química. Por enquanto, o veículo só foi produzido no Japão e nos Estados Unidos e, em paralelo, foi desenvolvida uma infra-estrutura de reabastecimento de hidrogênio em cinco estados norte-americanos, em parceria com a Air Liquid. Nada fácil, mas sempre um primeiro passo para mudar paradigmas!

ITAÚ, 2012 Quem não se lembra do vídeo que rodou pela internet do pequeno Micah rindo de um papel sendo rasgado pelo seu pai? O viral atingiu mais de 34 millhões de visualizações e o Itaú, que não foi bobo nem nada, acabou usando o vídeo original (com a devida autorização dos pais, claro) para protagonizar sua campanha "Sem Papel". A ideia da campanha é incentivar os clientes a cancelarem o recebimento dos extratos via correio e passar a motivá-los a usar a ferramenta pela internet . É que, como a gente bem sabe e não cansa de dizer por aqui, qualquer ação que vise reduzir a quantidade de lixo produzido é mais do que válida (a gente tem que lembrar no copinho #Menos1Lixo, que te ajuda a não ter que usar copinhos descartáveis). [embed]https://www.youtube.com/watch?v=p9Z9n0I8Dfo[/embed] BAHIA MARINA, 2013 "Grandes problemas começam aos poucos. Não polua". Com essa mensagem direta, a Bahia Marina, localizada em Salvador, trazia a reflexão dos impactos causados pelas atitudes da população. Ao longo dos dias, eles iam recolhendo o lixo jogado na avenida em que o outdoor foi veiculado -plásticos, garrafas, pneus velhos, papeis e o que mais aparecesse- e e colando os resíduos no próprio outdoor ao lado da frase "Só uma não vai fazer a diferença". Faz sim, e muito.

Olivia Nachle
Por:
meio
Foto do banner: The Wasted Blog
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Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

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