Afinal, o Armário Cápsula tem que ter 37 peças?

Afinal, o Armário Cápsula tem que ter 37 peças?

Publicado em:
25/1/2018
No items found.

Se você tá por aqui, já deve saber da estreia da nova websérie do Menos 1 Lixo: Desafio Armário Cápsula

em que a Fe Cortez vai se desafiar a viver com um armário cápsula, mais precisamente um guarda roupas com 37 peças! Não sabe do que a gente tá falando? Dá um play no primeiro episódio:

 

O conceito do armário cápsula surgiu na década de 1970 com a estilista inglesa Susie Faux, dona da Wardrobe, em Londres. Susie acreditava que uma pessoa deveria ter no guarda-roupa só peças atemporais e versáteis que pudessem dar confiança às mulheres em todos os momentos da sua vida. Em 1985, a designer norte-americana Donna Karan levou o conceito pras passarelas, com a coleção “7 Easy Pieces”.

A coleção foi pensada a partir de sete peças básicas que combinavam entre si, garantindo que uma mulher poderia ser capaz de realizar tudo o que quisesse com esses modelitos.  O conceito do armário cápsula reapareceu com o minimalismo e foi repescado há 4 anos com a também norte-americana Caroline Rector do site Un-Fancy. Ela se tornou uma referência contemporânea do assunto, que está intimamente ligado ao consumo mais consciente, e monta o seu sazonalmente, de 3 em 3 meses.

Mas a gente sabe qual é a pergunta que você deve tá se fazendo: 37 peças? (e muitas interrogações!)

Sem desespero! A ideia do armário cápsula é que ele seja um guarda-roupa limitado e versátil, só com aquelas peças que você AMA usar! E que combinam muito entre si! Ou seja, ter um armário moderno, simples e funcional.  Lá fora, as gringas fazem um cápsula com 37 peças porque as estações são super definidas e elas trocam 4 vezes por ano. Mas isso não é regra! Pode respirar fundo. O armário cápsula é um método pra consumir menos e pra te dar mais empoderamento nas escolhas. As peças são limitadas pra desenvolver a sua criatividade na hora de se vestir, além de estimular também o autoconhecimento. A regra é: mais qualidade e menos quantidade.  Quando você tem uma roupa que dura mais, você não precisa ficar trocando toda a hora. E repetir roupa é libertador! Quando a Fe fez o desafio do 1 look por 1 semana ela contou como foi leve não precisar ficar horas escolhendo o que vestir. Você ganha tempo, economiza dinheiro, tem roupas que duram muito mais e acaba desenvolvendo pra caramba a sua criatividade. As 37 peças são uma base, mas não uma regra. Você pode ter 40 ou 20, ou até 60, não é isso que importa! O importante é você fazer o processo até chegar no seu armário cápsula e então definir quantas peças ele precisa ter pra servir à sua rotina e jamais o contrário. É pra ser leve e fazer sentido, tá?

‍Un-Fancy

Vamos adiantar pra você o que não entra no armário cápsula, pra te deixar mais calmxs: roupas de academia, de ficar em casa, de praia, pijama, acessórios e sapatos. Já ficou mais tranquilo, né?   O consumo consciente precisa ser exercitado, meu povo! Hoje, 1 caminhão de lixo têxtil é descartado por segundo no mundo. Você não leu errado: é por segundo! Montar um armário cápsula significa decidir por uma escolha de se vestir com propósito, sem a compra pela compra e fazendo do seu guarda-roupa um reflexo de quem você é e não o contrário.   A palavra-chave do armário cápsula é libertação. Pra você definir seu estilo, aprimorar sua identidade, aproveitar tudo o que você tem e ainda economizar dinheiro, já que a ideia é usar as suas roupas por muito mais tempo e com mais funcionalidade. Porque você é muito mais do que o que você tem!   Animou? Vamos fazer juntxs? A Fe vai montar o armário cápsula no segundo episódio e compartilhar tudo o que ela tá sentindo no processo durante toda a websérie. Topa esse desafio? Se inscreve no canal e acompanha todas as redes do Menos 1 Lixo (e da Fe!) pra não perder nem um pouco dessa caminhada rumo à escolha consciente e o casamento perfeito entre a moda, sustentabilidade e diversão. Porque pra ser sustentável, tem que te fazer sorrir!   Ainda tá com muitas dúvidas? Tudo bem, sem desespero! Ontem rolou um bate-papo com a consultora de estilo pessoal (e com propósito!) Vivi Cardinali pra gente respirar fundo e ver como menos roupas podem significar muito mais sentido:

 
Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.