Lara D'Avila: a transformação começa com o sorriso

Lara D'Avila: a transformação começa com o sorriso

Publicado em:
23/8/2015
No items found.

Basta sorrir. Sorrisos são poderosos. Ferramenta daquelas que consegue dar cor pra dias cinzas e contagiar rostos preocupados. Tem gente que, meio que sem saber muito disso, tem aquela boa capacidade de mudar humores simplesmente deixando aflorar o riso verdadeiro. Lara D'Avila é dessas. A carioca, que é filha do jornalista Roberto D'Avila e da consultora de estilo Claudia, é conhecida pelo seu sorriso contagiante e por aquela certeza de que, sim, "Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença", como ela mesma costuma dizer. Lara topou o desafio do Menos1Lixo e hoje em dia não sai de casa sem o seu copinha retrátil. "No trabalho com certeza foi o lugar onde percebi que eu produzia muito lixo todos os dias ao beber água e café", ela conta, "E eu sinto que o copinho é uma forma fácil e prática de exercitarmos o consumo consciente".

E é aquela coisa: pequenas mudanças começam com pouco. E são poderosas justamente por fazerem desse pouco uma porta para repensarmos atitudes cotidianas que passam despercebidas. A Lara mesmo viu a sua relação com o lixo mudar depois que ela descobriu o projeto Volunteer Vacations e foi ser parte de um trabalho social lá no antigo Jardim Gramacho, em uma escola que cuida de cerca de 70 crianças que não conseguiram se matricular por diversas razões, de falta de documento até problemas financeiros mais graves. "Lá com certeza foi o lugar mais sujo e mais pobre que eu já conheci, mas ao mesmo tempo mais repleto de pessoas lindas e do bem, querendo mudar a realidade", ela conta, "Por lá, o lixo é parte da renda deles, então o olhar que eles têm pra isso é completamente diferente". Esse contato direto com tanto resíduo produzido -que pra nós é lixo e pra eles é uma forma de renda- fez Lara repensar seu dia-a-dia. "Hoje eu tento me controlar e comprar menos e sempre que compro alguma coisa nova, tiro outra peça do armário que vai direto pra doação", ela diz.

Na sua casa, por exemplo, todo resíduo produzido é separado em orgânicos, recicláveis e os rejeitos para terem sua correta destinação. Sacolinhas são sempre reaproveitadas -mas ela costuma andar com uma bolsa de juta que a Mr. Cat, empresa que trabalha, produziu, e que tem servido tanto para ser usada nas suas compras no mercado como para levar as roupas de ginástica, "Eu uso como se fosse a minha ecobag", ela brinca. Inclusive, Lara, que é formada em marketing e publicidade pela ESPM, trabalha no marketing da Mr. Cat e diz que, por lá, eles só usam papel reciclado,evitam imprimir

sempre que possível e só usam o ar condicionado em dias de extremo calor, "A janela costuma dar conta do recado", ela brinca. Pra se locomover, Lara anda bastante a pé (ela mora no Leblon e trabalha em Ipanema), usa ônibus sempre que precisa e aproveita das facilidades que a bicicleta do Itaú proporciona. Vira e mexe, é possível encontrar o sorrisão de Lara almoçando pelo Saava, "Um restaurante delicioso que usa produtos orgânicos nos seus alimentos e que recicla as suas embalagens", ela dá a dica. Em casa, ela também dá preferência aos alimentos orgânicos produzidos localmente, mesmo sabendo que eles são mais caros, "Espero que a gente consiga mudar isso e democratizar o acesso", ela diz.

Quando pequena, Lara estudou em uma escola americana que sempre incentivou os alunos a se envolverem com projetos sociais. "Já dei aulas de inglês pra filhos dos funcionários, participei de eventos e projetos do Inca, estou envolvida com esse projeto da escola no Jardim Gramacho", ela resume. Mais que isso, ela lembra também de um projeto chamado Kids for Saving the Earth, que rolava em sua escola, em que toda sexta-feira havia alguma ação relacionada ao meio ambiente, desde aprenderem a fazer a compostagem, passando pela separação do lixo até o plantio de árvores. "Hoje eu vejo a importância desse programa, acredito que todas as crianças deveriam ter esse tipo de aprendizado no currículo escolar", ela reflete.

É que é aquilo: crianças são o futuro. E é por saber disso que ela vem dedicando tempo e amor para as crianças do Jardim Gramacho. "Acho que todo mundo deveria doar um pouco do seu tempo para ajudar o próximo", ela reflete, "Somos tão privilegiados que acho que o mínimo é retribuir com amor, carinho e atenção". O aprendizado vem aos poucos, a mudança começa agora e os sorrisos trocados tem poder transformador. E isso Lara faz com primor!  

Olivia Nachle
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.