Festival do Rio 2015 e a mostra Meio Ambiente: cuidado ele pode mudar sua vida

Festival do Rio 2015 e a mostra Meio Ambiente: cuidado ele pode mudar sua vida

Publicado em:
4/10/2015
No items found.

Festival do Rio pra mim tem uma emoção especial. Sempre fui fã de cinema e curto essa maratona da pipoca onde a gente consegue assistir a filmes incríveis que dificilmente entrariam em cartaz. Mas desde 2012 o Festival do Rio ganhou uma conotação especial, pois foi numa dessas sessões de filmes que nunca entrarão em cartaz, que assisti ao Trashed, documentário do Jeremy Irons que inspirou o Menos 1 Lixo e foi responsável por uma mudança completa na minha vida. Quando saí do filme, arrebatador e imperdível para quem ainda não assistiu (tem no vimeo aqui), decidi que precisava mudar meus hábitos, por uma questão de sobrevivência. Minha e da nossa raça, que está fadada à extinção se continuar consumindo os recursos do planeta dessa forma desenfreada e inconsciente que faz.

De lá pra cá, o Menos 1 Lixo nasceu, já somos 5.000 pessoas andando com seu copinho retrátil e salvando o planeta, ou a gente mesmo, 1 copinho por vez.

Então eu reservo um espaço especial para convidar você a assistir a um dos 9 filmes incríveis que compõe a Mostra Meio Ambiente deste ano. Pipoca na mão, de preferência uma água na garrafa trazida de casa (menos 1 garrafinha no lixo), e bom divertimento! Ou seria, e prepare-se a sua vida também pode, tomara, mudar! 

Os títulos são: 10 Bilhões; A corrida contra a extinção; Açúcar; Carvão Branco; Contenção; Humano; Indian Point: Uma Usina Nuclear em Nova York; Naomi Klein: Isso muda tudo; Os Yes Men em revolta.

O documentário Humano é um dos que mais se destaca no boca a boca, ou clique a clique, já que ganhou grande repercussão nas redes sociais. O filme, exibido no Festival de Veneza, é uma colagem de histórias e imagens do nosso mundo e propõe uma imersão no significado do que é ser humano. O objetivo é nos colocar frente a frente com o outro para refletirmos sobre nossas relações e sobre o sentido da nossa existência.

 

Outro filme muito comentado é o Isso Muda Tudo, da Naomi Kein, mostra como o descaso com o planeta nos coloca em risco diariamente. Inspirado no livro que ela escreveu, e que euzinha estou lendo no momento, o filme aborda o grande paradigma do capitalismo versus clima e como hoje as relações da sociedade estão baseadas apenas no ganho de capital, sem colocar em perspectiva nada além disso, e mais, o que esse tipo de troca, realmente traz para a sociedade como um todo. Imperdível!

 

Vale a pena assistir também ao Os Yes Men em revolta. Há 20 anos dois ativistas intitulados “Yes Men” fazem performances engraçadas e criativas para atrair a atenção para crimes corporativos contra a humanidade e o meio ambiente, assim expõe os perigos que corremos e tentam impedir que a ganância destrua nosso planeta. E o 10 Bilhões é outro que eu indico muito, e tem tudo a ver com o Menos 1 Lixo. No documentário, do diretor Peter Webber (Moça com brinco de pérola), o renomado cientista Stephen Emmott (chefe do departamento de ciência da computação da Universidade de Cambridge) nos transmite uma mensagem urgente: o futuro da hu­ma­­­ni­dade está em nossas mãos.​ E como as nossas escolhas do dia a dia impactam no nosso presente e no futuro. Cinema e #consumoconsciente, aí eu vejo valor! ;)

 
Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.