Exposição  “Escassez| Desperdício”, no Laura Alvim

Exposição  “Escassez| Desperdício”, no Laura Alvim

Publicado em:
25/9/2015
No items found.

O “Prêmio Syngenta de Fotografia” está promovendo a exposição coletiva “Escassez| Desperdício”, na Casa de Cultura Laura Alvim. A mostra é fruto da segunda edição da  premiação internacional realizada pela Syngenta. A ideia é promover, por meio da fotografia e da arte, a conscientização sobre a crise de alimentos e energia em um mundo com recursos cada vez mais escassos. Esse também é o tema da EXPO 2015, maior feira do mundo, na qual 140 países apresentam soluções para esse que é sem sombra de dúvidas, um dos grandes desafios da humanidade. E a gente foi lá, e fez uma cobertura exclusiva pra mostrar pra vocês.

Mais de dois mil fotógrafos profissionais participaram da competição da Syngenta. Era preciso apresentar uma série de 5 a 10 imagens sobre o tema “Escassez | Desperdício”, por isso esse é o nome da exposição. A mostra, que fica em cartaz até 11 de outubro, expõe fotos dos primeiros colocados, como o fotógrafo Mustafah Abdulaziz, vencedor da Competição Profissional pelas suas obras sobre a água. O segundo vencedor foi Rasel Chowdhury, que fez uma série de imagens incríveis e tristes da urbanização às margens do Rio Buriganga, em Dhaka, Bangladesh. Você também poderá ver algumas obras o inglês Richard Allenby-Pratt, que fez a série “Consumo” para retratar aspectos da cadeia produtiva da vida contemporânea, tema que a gente vê sempre por aqui.

O vencedor na categoria "Competição Aberta" foi o fotógrafo alemão Benedikt Partenheimer, que também está com obras expostas na mostra. Ele apresentou a série  “Shiziazhuang, AQI 360”, que mostra um retrato de uma linha do horizonte totalmente poluída em  Shiziazhuang, na China.  Essa categoria foi criada para fotógrafos amadores ou profissionais e estudantes, e era preciso apresentar de 1 a 3 imagens com o mesmo tema da grande competição.

A curadoria é da Candlestar, consultoria de Londres, lugar de onde origina a mostra, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e agora está no Rio de Janeiro. As fotos se dividem em quatro temas “Planeta sob Pressão”, “Nossa Pegada”, “Desperdício de Alimentos” e “Moldando Nosso Futuro”. Todas elas mostram o cenário real de crises que o mundo está enfrentando, e chamam para a reflexão sobre o paradoxo que é o desperdício extremo em tempos de escassez. A parte boa é que existe saída, como mostra a seção sobre o futuro, já que podemos solucionar todas essas questões se começarmos agora. Afinal, nossas escolhas moldam o mundo no qual queremos viver.

Vamos começar? 

Exposição: “Escassez |Desperdício”, mostra coletiva de fotografia

Quando?  3 de setembro a 11 de outubro

Onde? Casa de Cultura Laura Alvim Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema/ RJ

Que horas? De terça a domingo, das 13 às 21 horas

Tel.: (11) 2332-2016

Entrada gratuita. Livre.

http://www.cultura.rj.gov.br/espaco/casa-de-cultura-laura-alvim

Marcela Picanço
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.