A dica de cultura de hoje não estreou recentemente, mas infelizmente não deixou de ter um discurso importante para os dias atuais - informar quanto ao aquecimento global - trata-se do documentário “An Inconvenient Truth” (Uma verdade inconveniente).
Dirigido por Davis Guggenheim, a obra mostra a história de vida de All Gore – ex-vice-presidente dos Estados Unidos, sua dedicação e campanha pela reversão dos efeitos das mudanças climáticas. O filme estreado em 2006, ganhador de Oscars, entre eles o de melhor documentário, tem como diferencial a forma racional que Gore pensava as questões ambientais, usando ciência e bom-humor, o que diferencia também o impacto causado no expectador. A ideia do próprio documentário é resultado de uma apresentação de Gore, em um encontro sobre aquecimento global, que acabou por impulsionar Laurie David - uma expectadora. Com duração de cem minutos e aprendizagem para muito mais que isso, a obra está disponível no Netflix (até a data dessa matéria) e traz um político voltado para ações realmente necessárias e urgentes. Vale a pena conferir! Quem não tiver Netflix, tem no youtube (a mensagem é importante demais pra esbarrar em fronteiras de propriedade intelectual, tem que ser para todos)
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.