Como Montar a Sua Mala Cápsula?

Como Montar a Sua Mala Cápsula?

Publicado em:
7/2/2018
No items found.

Uma mala cápsula nada mais é do que uma mala compacta, no máximo uma mala de mão para viajar. Eu garanto que uma mala cápsula bem feita pode durar dias infinitos de viagem, claro, levando em consideração o acesso a locais para lavar as suas roupas ;)   Antes de preparar qualquer mala, cápsula ou não cápsula existem dicas valiosas, que são:

  1. Avalie as atividades que terá durante a viagem – vai à trabalho? À passeio? Vai caminhar muito? Pouco?Pode parecer óbvio, mas vale a reflexão. Senão você leva salto pra onde não vai usar ou não leva pra onde deveria, por exemplo.
  2. Escolha uma paleta de cores, isso vai te ajudar a já fazer um primeiro filtro no armário. Assim vc vai escolher intuitivamente as peças que estão naquela paleta de cor, mesmo as estampadas. O que vai ajudar no processo de montagem da mala.   

 

  • Temperatura Mesmo para viagens longas vale a pena olhar e fazer uma tabela guia com as temperaturas médias do lugar (ou de cada lugar – para viagens tipo mochilão) que vai.

Depois desse plano inicial, vamos ao check list de verão. Ah! Vale seguir as dicas que eu já dei sobre o guarda-roupa capsula! Principalmente o quanto você ama e sabe que cada peça que quer levar funciona pra você, se no cápsula não cabe peça que um dia talvez eu vou testar, acredite, a viagem definitivamente não é o lugar para esse teste.   Logo, se você já tem um armário cápsula vai ficar mais fácil ainda escolher o que levar!   Para viagens curtas, de no máximo 7 dias, verão: 1 vestido leve 1 macacão leve 1 shorts ou saia 5 blusas (pense em peças diferentes entre si, como 1 camiseta de corte mais básico, 1 camisa – que possa ser usada inclusive na praia, 2 tops para sair, 1 blusa mais arrumadinha) 1 casaquinho leve de malha 2 biquínis que podem ser coordenados entre si 1 chinelo 1 sandália   Para viagens longas, mais de 20 dias, verão: 3 vestidos leves 1 macacão leve 2 shorts 1 saia 9 blusas (pense em peças diferentes entre si, como 3 camisetas de corte mais básico, 2 camisa – que possa ser usada inclusive na praia, 2 tops para sair, 2 blusas mais arrumadinha) 1 casaquinho leve de malha 1 coletinho leve 2 biquínis que podem ser coordenados entre si 1 chinelo 1 sandália 1 tênis ou um sapato fechado, como sapatilha, por exemplo – se realmente for usar ☺   Alguns detalhes legais:

  • Peças como vestidos e macacões são ótimos para montar malas cápsulas porque podem ser usados tanto sozinhos, quanto combinados com outras peças. Eles servem como parte de cima e também de baixo, se ele puder ser usado de baixo de shorts ou saias, por exemplo.
  • Minhas sugestões de mala sempre levam em consideração o máximo aproveitamento das partes de cima, ou seja, tops, camisetas, camisas e mesmo os vestidos e macacões, porque costumam sujar mais e porque algumas pessoas se importam de repetir muitas vezes as partes de cima da roupa. Se você não se importa em repetir, pode diminuir ainda mais o volume da sua mala. Ah! Vale considerar fazer o meu desodorante de roupas, clique aqui, e com certeza certifique-se que poderá ou não lavar suas roupas – lembrando que dá para lavar roupa até no chuveiro do hotel, basta lembrar de levar um sabão de coco (corte um pedaço daquele grande, sabe?), que você pode usar pra lavar o cabelo tb, sim sim, na nécessaire ;)

Obs: Eu falo uma versão mini do desodorante para viagens ☺

  • Lembre-se que você também vai viajar (o dia da viagem mesmo) com  um look montado com peças consideradas na lista ;) Ah! E uma ótima dica é um sapato vai na mala e outro calçado no seu pé.
  • Hierarquize a ordem de uso das peças, por exemplo, se você vai usar uma camisa numa noite, considere usá-la como saída de praia no dia seguinte, ou no próximo, mas não antes. se for a camisa que você usou na viagem, essa peça de parte de cima será a primeira a ser usada pós praia.
  • Essa mala foi pensada para o verão. Para adaptar para o inverno basta mudar o que coloquei como levinho para quentinho ☺ eu fui com uma mala assim para o Ushuaia, só que ao invés de levar colete leve, levei para neve, casaquinho leve, levei casacão. Além disso acrescentei segundas peles.
  • Vale lembrar que cada peça que coloquei no check list foi pensada para o geral e pode ser adaptada para o estilo de vestir de cada um, por exemplo, coloquei uma sandália, se ela vai ter salto ou não você que vai escolher, porque o que vai influenciar é o seu estilo e as atividades que terá durante a viagem. Se o chinelo que vai levar vai ser simples ou com brilhos? Mesmo caso. Pode ser que você prefira um tênis e não a sandália, tudo bem tb!

Não entrei em itens como lingeries, meias, higiene e beleza, mas pode ficar tranquilx que sobrou espaço na mala de mão para todos esses ítens! Ah! Consideramos também estadia em hotel, sem levar toalhas e roupa de cama, mas caberia tb ;) Sempre vale a dica de incluir acessórios como lenços levinhos, brincos, colares e pulseiras, que mudam completamente um look. Ah! E pense na versatilidade dos sapatos, já que eles deverão ir para o máximo de ocasiões. Se você for para uma viagem de trabalho e lazer, por exemplo, leve um que sirva tanto para trabalhar, como para sair. Lembre-se sempre que o pulo do gato é ter peças que combinem entre si sempre, monte os looks antes, fotografe em cima da cama ou você com os looks. Ah! E divirta-se no processo e na viagem, sempre. ☺

Vivi Cardinali
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.