Abelhas: 5 razões para você ajudar a proteger

Abelhas: 5 razões para você ajudar a proteger

Publicado em:
5/10/2015
No items found.

O imaginário popular é cruel com algumas espécies. Veja o tubarão por exemplo, ele é tido como a fera dos mares, matador sangrento, enquanto muitas das espécies são dóceis e nunca atacariam um homem. O que acontece com os tubarões é similar ao que acontece com as abelhas. A abelha clássica na nossa imaginação, aquela listradinha de amarelo e preto com um ferrão gigante, é apenas uma entre as mais de 20 mil espécies, e a maioria delas nem ferrão têm.

O que a maioria das pessoas desconhece, é que as abelhas tão associadas à sua picada dolorosa, são responsáveis pela polinização de 75% das plantas, e de 1/3 dos alimentos que chegam à nossa mesa. E as abelhas são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. O que também não é divulgado é que esses enxames estão morrendo. Só nos Estados Unidos 1/3 dos enxames desaparece todos os anos.  O Brasil e a América Latina já começaram a se mobilizar para preservar esses bichinhos fundamentais à nossa existência, e recentemente foi lançada uma campanha: Sem Abelha Sem Alimento, para conscientizar as pessoas que elas têm parte fundamental nessa missão. Possível! Então vamos às razões: 

1. As abelhas são responsáveis por polinizar 1/3 de todos os alimentos no mundo. 

2. Esse serviço ecossistêmico, como é chamado o papel de reguladores da natureza, representa 10% do PIB agrícola, ou a incrível cifra superior a U$ 200 bilhões/ ano, no mundo. As abelhas garantem seu lucro, empresário do agronegócio!

3. Cerca de 85% das plantas com flores presentes nas matas e florestas da natureza, dependem, em algum momento, dos polinizadores para se reproduzirem. Sendo assim, as abelhas são verdadeiros “cupidos da natureza”, transportando o pólen entre as plantas, e garantindo assim a variação genética tão importante ao desenvolvimento das espécies, o equilíbrio dos ecossistemas, e a reprodução das espécies. 4. Nunca é demais lembrar que, ao fazerem isto, contribuem para que existam plantas suficientes para a produção de parte do oxigênio vital para toda a forma viva em nosso planeta. 

5. Elas produzem mel, cera, própolis e pólen. Só por esse motivo, já seria fundamental preservar as abelhas! Então como podemos ajudar a preservar as abelhas? 1. Coma alimentos orgânicos: eles não têm pesticidas, que são responsáveis pela morte das abelhas. 2. Faça como o Fabio Porchat, e tenha uma colméia em casa, existem muitas opções de colméias com abelhas sem ferrão, que podem ser instaladas em casa. Pra saber a como, clica aqui.

3. Plante e cultive árvores e flores, que fornecem o alimento natural das abelhas. 

 4. Combata o desmatamento, que é uma das principais causas do desaparecimento das abelhas. 

 5. Não utilize pesticidas que sejam tóxicos às abelhas, particularmente os sistêmicos (neonicotinoides); dê preferência ao controle biológico de pragas. 

 6. Baixe o app que mapeia o desaparecimento das abelhas e acompanhe o problema. 

 7. Exija do governo, porque a gente pode e deve, a resolução do problema, a preservação das florestas e a legislação do uso de agrotóxicos. Só pra lembrar somos o país que mais usa agrotóxicos no mundo!

Resumindo: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”  Albert Einstein (1879/1955)  

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.