6 Dicas pra fazer feira gerando menos lixo

6 Dicas pra fazer feira gerando menos lixo

Publicado em:
24/8/2016
No items found.
 

Como diria O Rappa, "é dia de feira, quarta-feira, sexta-feira, não importa a feira. É dia de feira, quem quiser pode chegar". E que chegue gerando menos lixo! :) Há quem goste de passar entre as barracas, de experimentar as frutas, os temperos, de pedir desconto e garantir o caldo de cana e o pastel no final! Tem também os que dão uma passadinha rápida porque não gostam muito dos cheiros, de muita gente e não sei mais o que, pois afinal, sou do grupo que ama e garante o lanche pra fechar. Ah, e tem a galera que compra tudo embaladíssimo no mercado. Mas hoje vamos focar na feira! No último Dia Mundial do Meio ambiente, a Fe Cortez foi às ruas com a equipe do RJ TV, pra mostrar quanto lixo desnecessário a gente gera sem perceber entre uma compra e outra. Confira o vídeo clicando na imagem abaixo! ;)

Pensando nisso, listamos dicas certeiras pra uma feira consciente. Afinal, o impacto do que você consome tá muito além do que vai pro prato

1 - Dê preferência aos alimentos da estação Quem nunca ouviu que "não tá na época de morango"? Quando criança a gente só aceita a informação e substitui a fruta, sem pensar no que isso quer dizer de verdade. Apesar do Brasil aparentemente não ter as estações tão definidas, e as mudanças climáticas mexerem ainda mais com isso, o site Green Me resumiu algumas características marcantes: "as frutas da época são mais naturais; suas vitaminas e minerais estão em concentrações mais intensas, por terem sido respeitadas suas épocas de maturação; exigem um uso bem reduzido de agrotóxicos, que invariavelmente contaminam lagos, rios e lençóis freáticos, entre muitos outros pontos de relevância." Se você respeita esse ciclo de vida, a indústria tende a respeitar também!

2 - Os orgânicos saem na frente Já falamos várias vezes sobre as vantagens dos alimentos orgânicos. Livre de agrotóxicos, sementes transgênicas, fertilizantes químicos, aditivos sintéticos, entre outros "venenos", o que fica no paladar é o real sabor do alimento. Além das vantagens ambientais, como a preservação do solo fértil e o uso de sistemas naturais de adubação. Se você olhar apenas pelo valor fina do produto, vai achar mais caro. Se tiver uma visão mais completa, vai entender o que estamos falando. Ah, e se quiser uma horta em casa, a gente ensina! ;)

3 - Você não precisa de uma sacola pra cada legume, fruta ou verdura Ainda é comum você olhar dentro de um carrinho e ver um monte de sacolas, falamos sobre isso ontem. Uma com tomate, a outra com chuchu, abobrinha, berinjela e por aí vai. A questão é: por quê? Quando você faz a salada e coloca no prato não fica tudo junto? O gosto pega no outro? Não. E o cheiro? Também não. Sugestão: se sim, você acha que ficando tudo junto na bolsa, vai pegar. Leve potinhos. :)

4 - Legume embalado não rola A gente não cansa de repetir que o Menos 1 Lixo é um Movimento voltado para a conscientização e o empoderamento do indivíduo. Partindo do princípio que a demanda é feita pelo consumidor, não opte por alimentos embalados. Quanto mais as pessoas compram, pedem e aceitam, mais o feirante segue com a prática. Essa é uma das coisas que faz a gente usar a premissa do "nunca foi assim e pode continuar não sendo". A vida tá corrida, a gente sabe, mas dedique um pouco mais de tempo para cuidar de si e do que você come. Isso inclui ralar a sua própria cenoura.

5 - Na hora do lanche, nada de canudos, copos descartáveis ou guardanapos extra Nossa, essa é ainda mais fácil: vai de canudo? Entenda o impacto e o substitua pelo reutilizável aqui. Guardanapos até são compostáveis, mas você não vai conseguir garantir o processo (que deveria ser feito pela barraca). Sendo assim: leve o de pano ou utilize o mínimo de papel. Copo você já sabe, né? #Menos1Lixo. Garanta o seu!

6 - Se a feira for por telefone

Buscando um pouco mais de praticidade ou quando a quantidade é muito grande - fizemos isso no nosso evento lixo zero, por exemplo - muita gente liga para os sacolões, lojas ou pequenos produtores e pede para entregar em casa. Nós, deixamos claro com a galera do Naturalmente Orgânicos, nosso fornecedor, que não queríamos embalagens. Podia seguir tudo na mesma sacola retornável ou em caixotes. Tudo junto! Sem saco, sacola, nada. Não basta ser orgânico, o consumo consciente é completo, como nos falou, a vegana Alana Rox. Não vale reclamar da feira suja e produzir lixo desenfreadamente. Anote as dicas, fique atento e, aonde você for, gere menos lixo! :)

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.