Você sabe o que são resíduos perigosos?

Você sabe o que são resíduos perigosos?

Publicado em:
20/7/2015
No items found.

Muitas vezes quando falamos sobre jogar o lixo no lugar certo, as pessoas entendem como jogar na lixeira. Mas isso é apenas a primeira parte do processo. Na verdade, é a segunda. A primeira é produzir menos lixo. Sobre jogar no lugar certo, significa jogar na lixeira correspondente ao resíduo – que pode ser reciclável, não reciclável ou perigoso. Hoje vamos focar nos classificados como perigosos. Você sabe quais são? Tecnológico, ou apenas tech – já mostramos aqui, lixo eletrônico vai muito além do seu SPAM. Batedeiras, cafeteiras, espremedores de fruta e vários eletrodomésticos de porte pequeno entram na lista. Podendo causar malefícios ao solo, água e para quem os recolhe. Pois é, quantos eletrônicos ao seu lado no momento? O que você faz com eles quando não te servem mais? Na construção civil – tintas, solventes, óleos, colas, pincéis, aditivos, fibrocimento e estopa são normalmente tóxicos ou inflamáveis e classificados resíduos perigosos de acordo com Resolução nº. 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). É, cuidado com os restos da obra em casa.  

Lâmpadas Fluorescentes – já mostramos as vantagens das lâmpadas de LED, mas, se você utiliza fluorescente, saiba que o mercúrio que há dentro do vidro pode contaminar o ambiente em que for descartada. Na natureza, contamina também outros organismos.

Hospitalar - o CONAMA exige treinamento para a separação desse tipo de resíduo e classifica da seguinte forma: lixo classe A, como restos de material de laboratório, seringas, agulhas, hemoderivados, entre outros, perigosos - classe B, produtos quimioterápicos, radioativos e medicamentos com validade vencida - e o lixo classe C, o mesmo produzido nas residências, que pode ser subdividido em material orgânico e reciclável.

Em geral, resíduos perigosos são tóxicos, inflamáveis, reativos e corrosivos. Um verdadeiro risco à saúde humana e ambiental. Hoje, muitas empresas trabalham com a coleta desses resíduos. Como a E-Lixo Maps, operadoras de celular, etc. Então anote: além de comprar de forma consciente, o descarte também é com consciência.

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.