O parque no Vidigal que ganhou prêmio internacional

O parque no Vidigal que ganhou prêmio internacional

Publicado em:
19/4/2015
No items found.

Quem sobe o morro do Vidigal, zona sul do Rio, para visitar o Sitiê – Parque Ecológico não consegue imaginar um lixão ali. O projeto acabou de ganhar o Prêmio de Arquitetura, Urbanismo e Design SEED (Design Socioeconômico e Ambiental, na sigla em inglês), e não é por menos: ele transformou o que antes era "abrigo" para eletrodomésticos, corpos de animais mortos e restos de comida em um lugar cercado de plantas, borboletas e horta comunitária.

Quem mudou o cenário foi Mauro Quintanilha, morador daquele pedaço, apoiado por um pequeno grupo de outros moradores. Juntos, eles fizeram do espaço uma área de lazer e fonte de geração de renda.

“Nós éramos abandonados, hoje somos procurados. Minha neta teve meningite com um mês de nascida, e agora minha bisneta terá uma realidade completamente diferente. Assim como meu filho, que pretende trabalhar na praça”, diz Dalva Abreu, 56 anos, no Vidigal há mais de 30 anos.

A praça em questão será como um anexo do parque, e já foi desenhada por Pedro Henrique de Cristo, arquiteto, que estudou em Harvard e se tornou um dos principais parceiros do projeto.

“Vamos expandir ainda mais. Hoje temos pessoas trabalhando conosco e ganhando seu dinheiro. Isso deve ser um bem para nós. Começou aqui e pode gerar empregos”, acrescenta Paulo Almeida - morador e gari comunitário.   Fotos: Mariana Reis

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.