Meu jardim em 3, 2, 1: flores fáceis de plantar e cuidar

Meu jardim em 3, 2, 1: flores fáceis de plantar e cuidar

Publicado em:
7/10/2015
No items found.

Sabemos que o “Outono é sempre igual, as folhas caem no quintal”, mas a primavera pode ser diferente. E é com esse lindo trecho de um clássico da música brasileira que começamos o texto de hoje, no qual falaremos dela, a estação que com um clima mais ameno (em tese, pré aquecimento global) nos dá um refresco entre o inverno e o verão - a estação das flores. Mas vamos às plantinhas maravilhosas, que alegram, colorem, energizam e contribuem com um dia a dia melhor, com um ar mais puro,  e com a vida das abelhas, fundamentais pra nossa existência, como falamos aqui.

Com tanta correria, trabalho, amores, estudos e por aí vai, acabamos por permanecer “só na vontade” de ter plantinhas, mas e o receio de ter mais trabalho? O que nos resta é ficar apenas com as suculentas que nos dão como lembranças de casamento, certo? Errado! Existem outras inúmeras plantinhas que dão tão pouco trabalho quanto as recebidas nos casórios. Anote aí:

Bromélias

Lindas, né? Elas podem colorir em tons de verde, vermelho e rosa. Gostam de luz indireta ou artificial e pouca água. Pronto, com um gasto médio de R$ 25,00 e pouco trabalho, você já pode dar outro clima ao apê ou até mesmo ao escritório. Aqui o cuidado é não deixar água parada, porque a gente luta contra a epidemia de dengue, não é mesmo? Então dá uma olhada nessas dicas de como evitar o mosquito aqui

Planta de Jade

Conhecida também como a planta do dinheiro e da longevidade, por durar muitos anos, ela faz parte da família das suculentas e requer luz solar direta – podendo ficar na janela. Na hora de regar, encharque a terra e molhe as folhas para retirar a poeira. Esse procedimento pode ser feito de duas em duas semanas ou quando você perceber que a coitada está com sede – terra seca.   

Violetas Africanas

Ótima opção para interiores, elas precisam de luz solar indireta. Apesar de não exigirem muita água, gostam de um ambiente úmido, que pode ser formado por um recipiente com pedrinhas molhadas. Quando for preciso limpar as folhas e flores, utilize pano ou pincel. Cuidado com água em excesso para não mofar as coitadas.

Espada de São Jorge

Sim, está super in  de novo! De origem africana e chamada também de espada-de-santa-bárbara, é popularmente conhecida por espantar mau-olhado. A planta consegue se adaptar tanto ao ambiente com baixa luminosidade quanto ao com luz intensa. Além de tudo, dá um charme especial e sofisticado em qualquer espaço.

Flor-de-maio

Apesar da aparência sensível e delicada, a flor-de-maio trata-se de uma plantinha forte e que exige pouco para florescer. Gosta de lugares bem iluminados, porém sem luz direta. Regue apenas uma vez por semana.   Listamos aqui algumas das plantinhas que você pode ter em casa, no apartamento, no conjugado ou no trabalho. Outras como orquídea borboleta, Dracena-de-Madagascar, buxo de interior e muitas poderiam entrar na lista. Então já sabe, esqueça a casa grande com metros quadrados quilométricos para ter um jardim. O seu jardim quem faz é você! Solte a imaginação e alegre o ambiente!

Mas a gente dá mais uma dica: caixotes e móveis antigos podem ser grandes e charmosos aliados na criação e organização desses cantinhos verdes. Vale tudo, é soltar a criatividade! ;)

Ah, e sabe aquele papo de não querer ter trabalho? Esqueça também. Com o passar dos dias você quer é ter mais tempo para olhar e perceber o quanto elas evoluíram. Observe quando for necessário a troca de terra, nutrientes e vasos, as mantenha bem pelas quatro estações. E se já estiver no nível avançado da coisa, pegue o humus e o chorume da sua composteira doméstica que aí é flor garantida o ano todo!

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.