Leonardo DiCaprio: Muito além de um ótimo ator

Leonardo DiCaprio: Muito além de um ótimo ator

Publicado em:
26/7/2015
No items found.

Caribe é quase que sinônimo de paraíso. Só que nem tudo é tão perfeito assim: muitas dessas ilhas tem sido impactadas pela ação do homem, seja pelo excesso de pesca até pela erosão e desmatamento dos manguezais. No meio de tudo isso, uma ilhota de coral, que por muitos anos serviu como ponto preferido dos pescadores, que paravam quando vinham dos mercados no México para cortar o mangue e usar a madeira para defumar o pescado e usar os moluscos que retiravam dos corai. Um pedacinho de paraíso que começou a ser coberto apenas com conchas vazias. Pois bem. Esse lugarzinho, chamado de Blackadore Caye, vai ser a primeira ilha a ser "curada". Localizada em Belize, vai se chamar Ilha Restauradora e a previsão é que fique pronta em 2018, abrigando um eco-resort que vai contar com várias vilas localizadas em cima de um deck, com vista para os recifes.

Até aí, ok. Mas a coisa vai muito além: uma equipe de designers, cientistas, engenheiros e paisagistas estudaram por 18 meses formas de fazer com que a ilha se restaurasse por inteiro. Daí, serão construídas barreiras artificiais de corais para abrigar a vida marinha e também reflorestamento intenso em áreas que foram desmatadas.Pra ficar lá, aulas de educação ambiental fazem parte do pacote e garrafas plásticas não entram. Por trás desse empreendimento, Leonardo DiCaprio. E não, não estamos falando de um novo filme do ator. É tudo verdade verdadeira. E a ideia tem como propósito inspirar: "Meu objetivo sempre foi criar algo não só ambiental, mas restaurador, uma vitrine do que é possível", ele disse.

É que ele vem há quase duas décadas focando seus esforços em deixar o planeta um pouco melhor do que ele encontrou. Apesar de pouco se falar disso, Leonardo DiCaprio já virou referência quando se fala em questões ambientais. Pra se ter uma noção, ele ganhou o título de Mensageiro da Paz da ONU para assuntos relacionados à mudança climática. Tudo isso, graças à uma longa jornada que vem focando na urgência de prestarmos atenção nos sinais que o planeta está dando -e mudarmos radicalmente de atitude. "Nós é que estamos vivendo nesse planera agora e por isso somos a geração que deve se mover para mudar algo, fazer com que sejam implementadas soluções simples", ele disse, "Nem deveríamos pensar nisso, deveria ser algo natural acordar e ajudar o meio ambiente".

Desde 1998, ele vem tocando a Leonardo DiCaprio Foundation, fundação que nasceu com a missão de proteger os últimos lugares selvagens do mundo, implementando soluções que ajudam a balancear os ecosistemas ameaçados. Pra isso, eles apoiam projetos e outras organizações que tenham essa foco, realizam campanhas públicas e iniciativas midiáticas e vem espalhando e tornando cada vez mais popular a mensagem de apelo por mudanças. As principais áreas de foco da fundação são a proteção da vida selvagem, a salvação dos oceanos, a restauração de terras selvagens e o empoderamento de comunidades locais. Até agora já foram mais de 30 milhões de dólares arrecadados e destinados a quase 80 projetos de alto impacto em 44 países do mundo todo.

Um dos principais projetos que são beneficados com a Fundação é o WWF, Fundo Mundial para a Natureza, que é uma ONG focada na proteção dos tigres em extinção e na preservação de florestas tropicais remanescentes. Inclusive, lá em 2013, DiCaprio organizou um evento beneficiente que vendeu 33 obras de arte e doações de colecionadores, arrecadando US$ 38,8 milhões e se colocando como o leilão mais valioso da história em prol de projetos de preservação. Fora que, vira e mexe, o ator e ativista ambiental faz, ele mesmo, divulgações chamando seus seguidores para ações e petições importantes. Por falar nisso, o seu Instagram foi lançado durante a Cúpula do Clima da ONU, que rolou em NY, no ano passado, já mostrando  que vinha: divulgar informações de temas relevantes. Hoje, são mais de um milhão de seguidores que têm acesso a dados importantes e relevantes pro que diz respeito ao meio ambiente. Porque é aquilo: popularizar essas informações é algo super importante e é incrível que alguém com a visibilidade que DiCaprio tem, abrace essa causa. Paraísos merecem continuar sendo chamados de paraísos!

Olivia Nachle
Por:
topo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.