Instituto Pólis lança manual gratuito de hortas urbanas

Instituto Pólis lança manual gratuito de hortas urbanas

Publicado em:
22/2/2016
No items found.

Tragam caixotes, pallets, pneus, iniciativa, colaboração, alegria, paladar, e o que mais puderem e vamos dar aos espaços públicos mais sabor e cor! Entre um prédio cinza e uma área abandonada, façamos hortas, por favor! Não é de hoje que a gente mostra aqui no Menos 1 lixo como é fácil, bom e importante ter um alimento fresquinho na mesa. Você já aprendeu a fazer sua horta em casa  - inclusive, em pequenos espaços, já viu a galera de Berlim transformar um aeroporto desativado num parque com horta comunitária e viu também o lixão que virou área de lazer com hortinha no morro do Vidigal. Tudo isso feito por indivíduos que, em comum, tinham apenas a vontade de transformar o meio em que viviam. Pois bem, chegou a nossa hora de arregaçar as mangas da camisa e o Instituto Pólis deu uma mãozinha: eles lançaram um manual gratuito de hortas urbanas. \o/

Pra quem ainda não conhece o trabalho do instituto, vale a pena conferir! Eles são uma ONG (Organização Não Governamental) e atuam no Brasil e no mundo em busca de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, por meio das seguintes áreas: Reforma Urbana (Direito à Cidade e Urbanismo), Democracia e Participação (Juventudes, Formação e Participação Cidadã), Inclusão e Sustentabilidade (Resíduos Sólidos, Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar e Nutricional) e Cidadania Cultural (Convivência e Paz e Mídias Livres). Fantástico, não?

A cartilha que ensina desde a organização do grupo para o cultivo ao aproveitamento integrais dos alimentos, e receitas deliciosas, está disponível para download gratuito e foi feita para o projeto Moradia urbana com tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Pólis. O principal objetivo é melhorar a alimentação das pessoas e o ambiente como um todo, favorecendo a relação desses indivíduos com o bairro que habitam, assim como com o seu entorno por conta do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros, e etc. Pra quem tiver interesse em conhecer outras cartilhas ou mais receitas saborosas, clique aqui.

Então é isso, agora não tem desculpa! Leiam, conheçam, compartilhem a cartilha e todo o conhecimento. Juntem os amigos no final de semana, no feriado, troquem ideia e, principalmente, ajam! Vamos ocupar os espaços públicos, afinal, eles são nossos. E cá entre nós, com tudo isso, literalmente comer bem não tem preço! Ah, o Menos 1 lixo e o Meio ambiente vocês já sabem, né? Agradecem. :)

Fotos e fonte: Instituto Pólis      

Menos 1 Lixo
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.