Hoje esgotamos os recursos que a Terra nos ofereceu para a duração de 1 ano

13/8/2015

Recentemente falamos sobre  pegada de carbono, para alguns, pegada ecológica. Pois bem, segundo a Global Footprint Network (GFN) -  organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no Planeta, até o fim de 2015, teremos consumido 1,6 planetas Terra. Em outras palavras, até o final do dia de hoje (13), teremos esgotado todos os recursos que a Terra nos ofereceu de forma sustentável 

para o  período de um ano, ou seja, chegamos no que se determinou como "dia da sobrecarga".

Sabe quando ressaltamos a importância do consumo consciente? Uma boa parte da população, a maioria na verdade, ainda não age assim. Isso envolve tudo que a gente fala aqui: comida, bebida, roupa, meio de transporte, energia, água, moradia, viver com menos, empreender, rever conceitos, ver de outro jeito, reinventar, recriar, do momento que você acorda ao que vai dormir - novas escolhas, novos hábitos de consumir e conviver.

Percebemos a involução quando sabemos que há vinte anos , o "Dia da Sobrecarga da Terra" acontecia em outubro. Em  1975, novembro. Hoje, agosto. O estudo aponta ainda que, sem mudanças, até 2030 consumiremos o equivalente a dois planetas. "Dia da Sobrecarga"? Junho.

“O acordo global para excluir gradualmente os combustíveis fósseis, que está sendo discutido em todo o mundo para a COP 21, em Paris, ajudaria significativamente a frear o crescimento da Pegada Ecológica e, eventualmente, contribuir para sua mitigação”, disse em nota Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network. E é para alertar da importância deste encontro, e seus resultados, que Mathis divulgou hoje em todo o mundo o alerta: precisamos mudar a forma como consumimos os recursos, afinal eles são finitos.

Toda  população já sente essa mudança, que se intensificará caso não façamos nada. A ideia é mudar agora, pra não ter que obrigatoriamente se adaptar ao (muito) menos, depois.      

Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.