Hoje é dia de Global Goals: líderes mundiais juntos para definir metas globais de desenvolvimento sustentável

Hoje é dia de Global Goals: líderes mundiais juntos para definir metas globais de desenvolvimento sustentável

Publicado em:
24/9/2015
No items found.

Hoje, 25 de setembro, acontece em Nova Iorque, um evento decisivo para os próximos anos e a vida de todos nós: a reunião para definição das metas globais de desenvolvimento sustentável. 193 líderes mundiais estão neste momento discutindo e validando as 17 metas globais para atingir 3 objetivos principais nos próximos 15 anos: combater a pobreza, a desigualdade social e as mudanças climáticas. Esse é o Global Goals e, como o nome diz, são metas globais, então a ideia é que todos no mundo sejam beneficiados.

O encontro é considerado por muitos o único resultado efetivo da Rio + 20, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 2012, quando foi acordado que a ONU lideraria uma metodologia para construir as novas metas para endereçar os assuntos citados acima nos próximos 15 anos. Isso porque as Metas do Milênio expiram este ano, e muito ainda deve ser pactuado entre as nações para o avanço no tema do desenvolvimento sustentável no mundo, nos pilares ambiental, social e econômico.

7 milhões de pessoas ao redor da Terra, participaram da pesquisa “Meu Mundo” e junto com empresas e líderes governamentais, chegaram a 17 metas que serão validadas entre hoje e domingo. São elas: acabar com a pobreza, acabar com a fome, estimular a vida saudável, proporcionar educação qualificada, promover a igualdade de gênero, saneamento básico,  utilização de energia limpa, estimular o crescimento da economia através de trabalho decente para todos, investir em infraestrutura e inovação, reduzir desigualdade social, criar cidades sustentáveis, diminuir o consumo, ação climática, cuidar dos oceanos, diminuir o desmatamento, promover a paz e a justiça entre instituições fortes e o apoio de todos para conseguir bater as metas.

O grande desafio nesta definição é como fazer a transição do sistema financeiro e industrial mundial para que ele contemple e se adeque ao que ficar definido hoje. Outra questão a ser definida é o financiamento destas metas, já que o setor privado será convocado a participar nos investimentos.

A ONU através do Pacto Global, atua em parceria com as empresas para que as metas sejam implementadas e aperfeiçoadas até 2013, e a boa notícia é que por aqui, a Rede Brasileira do pacto Global é a quarta maior do mundo, com 700 empresas que já aderiram a políticas como o uso racional da água e a contratação de refugiados como mão de obra.

A nossa parte nessa história toda é divulgar muito essas metas. Algumas celebridades inclusive já estão engajadas na campanha, fazendo divulgação nas redes sociais, como Charlize Theron, Cate Blanchet, Malala Yousafzai, Shakira, e João Vicente de Castro. O que nós podemos fazer para ajudar o Global Goals a alcançar o objetivo é espalhar essas ideias pra que elas cheguem a todos, e assim os líderes mundiais terão que se comprometer com ações efetivas e poderosas na COP-21 em novembro, em Paris.

O Menos 1 Lixo separou algumas imagens pra você se inspirar e postar também a meta que tem mais a ver com você! Vamos juntos, pressionando o governo uma foto por vez ;)

 
Menos 1 Lixo
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.