Fernando Niemeyer, idealizador da Tucum Brasil, antropólogo e indianista trabalha com índios há mais de 10 anos.
Hoje, em uma parceria com mais de 20 etnias, a Tucum ajuda na estruturação da cadeia e entendimento de mercado. Há um cuidado para que o artesanato, mesmo gerando renda, permaneça na rotina das aldeias assim como a pesca ou a caça. A marca ajuda no acabamento do produto, indica cores da estação etc e só. A ideia não é simplesmente virar um comércio.
"Algumas pessoas mantiveram a ideia do Índio como folclore, uma imagem romântica, dos personagens dos livros de infância. O trabalho da Tucum vai além da compra e venda, para nós, é uma questão de apresentar a cultura desses povos ao Brasil", diz Amanda Santana, mulher do Fernando.
Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da marca, e a cultura em questão, temos uma boa notícia: hoje tem "Índio na Praça" - evento organizado pela Tucum, que contará com mostra de filmes, projeções, música, rodas de conversa, artesanato, pintura corporal Kayapó e a presença de lideranças indígenas na Praça São Salvador, no Rio. Para conhecer os produtos, clique aqui
Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.