Cultura | Aulão para aprender a fazer tintas naturais

Cultura | Aulão para aprender a fazer tintas naturais

Publicado em:
23/7/2015
No items found.

O papo é antigo. Tem pelo menos 5000 anos que elas são usadas pela humanidade pra dar cor e abrir um mundo de novas possibilidades. Tintas nem sempre precisam ser químicas. Pelo contrário, essa tradição antiga de produzir tinta com corantes naturais vem ganhando mais e mais adeptos nos dias de hoje. Trata-se de misturas que usam compostos orgânicos feitos com moléculas que contém carbono combinado com hidrogênio e oxigênio ou nitrogênio. Nozes, cascas, raízes, frutas, pétalas, madeira, folhas, partes de flores ou plantas inteiras, insetos, terra… Tudo pode virar tinta natural.

Na indústria têxtil, por exemplo, o tingimento é, muitas vezes, mais tóxico do que a própria produção de fibras ou têxteis e, por isso, o uso de tintas naturais tem atraído mais e mais designers e confecções. Mas essa tinta que vem da natureza também pode ser usada, além de nos tecidos, em papel, em couro, em alimentos e até cosméticos. Usá-las ajuda a reduzir a emissão de efluentes químicos, como corantes sintéticos, e consequentemente, ajudam na preservação do meio ambiente.

E, olha que incrível, vai rolar um aulão aberto no Horta Comunitária do Cosme Velho, no Rio, para quem quiser chegar e aprender como fazer tintas naturais de terra com corantes naturais. Quem vai estar por trás dessa aula é o pessoal da Sustentarte, uma ONG que foi criada com o objetivo de contribuir ativamente para a geração de uma sociedade consciente e comprometida com a construção de um planeta sustentável. Pra isso, eles reuniram especialistas das áreas de comunicação, educação, meio ambiente e permacultura para promover vivências focadas na arte que levassem esse conhecimento. "Acreditamos que para educar é necessário encantar e a arte é o melhor caminho pra esse encantamento", eles costumam dizer.

Esse aulão sobre tintas naturais vai ser fechamento de um projeto deles, em que os alunos do curso de BioConstrução iniciaram o processo de criação de placas usando diferentes técnicas de construção sustentável e teto verde, e vão produzir as tintas para pintar as placas que criaram. Vai ser na próxima quarta, dia 29/07, na Horta Comunitária do Cosme Velho e é aberta à todos que queiram aprender. Pra se inscrever, basta escrever para contato@sustentarte.org,br .

Olivia Nachle
Por:
fundo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.