Crônica | Papo de bar

Crônica | Papo de bar

Publicado em:
6/6/2015
No items found.

Na mesa de bar outro dia, rolou um papo que mulheres preferem variedade e não qualidade. Calma! Dessa vez foi sobre produtos, sobre homens ficou pra outro dia. Eu discordei. Falei sobre as minhas escolhas, mas assumo, fui minoria. Isso me recordou e confirmou uma pesquisa - não lembro a fonte, onde li que optamos por dez bolsas falsas ao invés de uma verdadeira. Me senti meio estranha, afinal, sobre o que será que as pessoas pensam quando elas compram? Perguntei se saber referências da marca não contava na hora da compra, ou se só bastava o produto em questão estar na moda. Tem trabalho escravo no histórico? É durável? Material sustentável? Vieram muitos argumentos, e não, nenhum deles endossando essa preocupação com a forma como as empresas produzem aquilo que vamos comprar. O que me chamou atenção foi a visão antiga de que produtos sustentáveis são feios. Aquela máxima de ajudar a senhorinha que faz fuxico com restos de tecidos doados pro uma ONG X, ou ainda quem corta garrafa PET e transforma em vaso de planta, ainda compõe o imaginário de muita gente. O que a maioria das pessoas desconhece é que hoje existe um mercado enorme de produtos sustentáveis, eco-friendly, onde o design importa muito e o branding por trás da marca é pesado e consistente. Stella McCartney por exemplo, há anos produz bolsas com couro fake, aliás nada em sua marca vem de origem animal. E suas bolsas são lindas, objeto de desejo e nada baratinhas. Aqui mesmo no Menos 1 Lixo, citamos marcas com ações incríveis e uma pegada mega sustentável, que têm produtos de altíssima qualidade, lindos, cheirosos e incríveis de usar. Lush, Asta, Tucum Brasil, Dr. Veit, são algumas delas e estão compondo o visual da Bia, uma bonequinha desenhada justamente pra mostrar que dá pra escolher de forma mais sustentável em todas as categorias de consumo. Bia não é boba e pensa no coletivo, porque se não for bom pra todos, não será bom pra ninguém.

Além das marcas que já passaram por aqui, incluímos também a  Bem Vivo Delivery, que mata sua fome com produtos naturais e orgânicos. Pra mim, comer bem é qualidade de vida; pra Bia, também.  “Até então éramos vistos pela forma que nos vestíamos. Acreditamos que seremos cada vez mais vistos pela forma que nos alimentamos”, afirmam Carlos Ferreirinha e Carlos Otávio – fundadores e gestores da  Bento StoreFalando em Bento, não da pra levar a marmita com comida boa em sacola plástica né? A lunch bag deles é maravilhosa. A marca, que é especialista em mobilidade urbana, tem vários produtos reutilizáveis e pensados para auxiliar a gente a viver melhor, mesmo na correria do dia a dia. Sair por aí comprando sem precisar já saiu de moda, vamos combinar. Mas somos mulheres, amamos sapatos e isso não é novidade. O que dizer então de uma loja onde todos os modelos são únicos? Isso mesmo, eles não se repetem nunca. E pode ficar melhor: eles surgem de forma artesanal e sem matéria-prima de origem animal. É basicamente assim: falamos no dia das mães sobre o poder que elas têm de transformar a capa velha da almofada numa linda boneca de pano. A Insecta Shoes faz isso com roupas usadas, elas viram sapatos lindos como botas e oxfords veganos, porque além de sustentável é bom quando é lindo e está na moda, né. Então voltando ao papo de bar, ele me faz pensar que sim, a cada vez que escolhemos comprar algum produto, estamos financiando um comportamento que aprovamos ou não. E diariamente temos a opção de exercer esse papel, conscientes ou não. Acabou a leitura. Tá na praia? Vai pra rua? Não esquece o  copinho do Menos 1 lixo. Moda e consumo consciente, a gente entende.

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.