Crônica | A verdade sobre a Amazônia! Só leia se você tiver coragem

Crônica | A verdade sobre a Amazônia! Só leia se você tiver coragem

Publicado em:
20/6/2015
No items found.

Aposto que você já ouviu falar que a Amazônia é inóspita, que lá é longe, quente, úmido, perigoso, que faz um calor sufocante, que têm muitas doenças e mosquitos. Certo? Pois é, mas preciso te dizer que tudo isso provoca medos e visões bem exageradas da realidade. Como em qualquer lugar selvagem do planeta, ao irmos para a floresta estamos sujeitos a certos riscos – normal e nada que não possa ser evitado, simples assim. Se você já ouviu falar estas coisas todas sobre a maior floresta do planeta, te convido a continuar neste texto comigo.

É o seguinte, papo reto: o que muitos brasileiros e brasileiras ainda não perceberam é que, aqui pertinho, em nosso próprio país, temos a oportunidade de conhecer a maior floresta do mundo! Isso é um privilégio. Que uma ida à Amazônia não é uma tortura, é uma delícia, é cool. Que nadar naqueles rios não é correr risco de vida, mas banhar-se em águas muitas vezes morninhas e relaxantes.  Se você é do tipo que busca uma visão para além da caixa, te peço: continua no texto comigo. Porque agora eu vou falar de coragem. Quem tem CORAGEM de desafiar os medos dos outros – você não nasceu pensando isso da Amazônia. Te ensinaram essas bobagens. Como? Um exemplo é uma das heranças terríveis do governo militar, que propagou e incentivou a ocupação da floresta chamando-a de selvagem. O “inferno verde” deveria ser derrubado a qualquer custo em nome de um bem suposto desenvolvimento. Quem tem coragem de se desviar disso e enxergar a REALIDADE está bem, mas bem, mas bem à frente deste tempo principalmente porque, aos poucos, estamos perdendo a floresta para brigas gigantes que envolvem governo, grandes empresas nacionais e internacionais, politicagem, agronegócio que desmata ilegalmente, entre outras coisas horrorosas – isso sim é que deveria meter medo, não a piranha, o jacaré, o boto cor de rosa, o mosquito, o calor, a umidade.  Porque acabar com a floresta é, no mínimo, mas bem no mínimo mesmo, não ter água nem para beber ou tomar banho, veja só a calamidade em que São Paulo está metida por causa desse desmatamento que, diga-se, aumentou 215% de agosto de 2014 a apenas fevereiro de 2015. Pois é! Conseguiu aguentar este texto até aqui? Parabéns, isso significa que você topa desconstruir as mentiras que injetaram em sua mente a respeito da floresta.

Sua resiliência nesta leitura me dá esperança - sabe por que a Amazônia corre imenso risco? Porque, infelizmente, estas crenças todas, esses exageros todos, afastaram nossas vidas desta floresta ao ponto de parecer que ela está em outro planeta e não que está tão, mas tão presente ao ponto de ocupar 60% do território nacional e ninguém se dar conta disso. Sabia dessa? O afastamento do povo brasileiro da floresta amazônica dá segurança necessária para a assaltem e a violentem sem maiores consequências. Isso não pode continuar assim. Esta manipulação tem que acabar. A mentira tem que acabar. A distorção da realidade tem que acabar. Para aproximar as pessoas desta grande floresta maravilhosa, exuberante, abundante, criei o projeto Reconexão Amazônia, onde levo pessoas para bem dentro do mato no estado do Amazonas em imersões que provocam esta reconexão e a quebra com qualquer limitação que poderíamos ter em relação à floresta. Elas saem de lá conhecendo a verdade dos rios, das trilhas e igarapés, dos animais, do clima, das plantas. Saem ilesas, com sorriso de ponta a ponta, impressionadas com tanta energia e beleza. Falando nisso, te conto em primeira mão que tive a honra de apresentar a floresta para a Fê Cortez, mãe do Menos 1 Lixo. Ela voltou de lá muito feliz, encantada com a experiência de estar na Amazônia pela primeira vez e se tornou mais uma porta voz da floresta.

reconexão

E eu...bem. Para você saber quem sou, meu nome é Karina Miotto, sou jornalista ambiental e a Fê me ajudou a perceber que trabalho como potencializadora de pessoas: levo-as para a Amazônia para que se deem conta da maravilha que está ao nosso lado. Quanto mais conhecerem a floresta, maiores as chances que temos de salvá-la, estou absolutamente convencida disso! Também trabalho para empoderar palestrantes a darem palestras incríveis sobre os temas que amam e, por fim, escrevo e trabalho apaixonadamente sobre aquilo que move minha alma. Você já deve ter percebido que a Amazônia é uma delas.

E...claro: obrigada por ter ficado comigo até aqui.

Karina Miotto
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.