Consumo consciente | O Cantão e os índios

Consumo consciente | O Cantão e os índios

Publicado em:
16/4/2015
No items found.

O Cantão está com o projeto "A Floresta Vive em Mim", que valoriza a cultura dos povos das florestas por todo o Brasil. Agora, especificamente, o povo valorizado foram os Huni Kuin, que têm 32 tribos e cerca de 7.500 índios vivendo em torno do Rio Jordão, considerada a maior etnia da Amazônia no Acre. "Estamos cada vez mais em busca de criar projetos que reverberem e acrescentem, tanto em prol da sustentabilidade como de comunidades. Dessa vez, a ideia foi unir a sustentabilidade à cultura para valorizar a real essência das nossas raízes", explica Leonardo Ferreira, diretor de criação do Cantão.

Junto ao povo Huni Kuin, a marca lança uma coleção composta por quatro t-shirts assinadas pela fotógrafa Camila Coutinho, com registros da tribo, da fauna e da flora amazônicas. Ela também se associou à Vert para lançar um tênis sustentável, feito em colaboração com coletores de algodão e látex locais. Por fim, mas não menos importante, a grife carioca doou para os índios guarda-chuvas estampados com a arte sagrada dos Huni Kuin, desenhada pela mestra artesã da tribo,  Ayani Kaxinawá . A história do guarda-chuva é interessante: segundo Leonardo, uma das guardiãs da floresta, que sempre visita a tribo, percebeu que eles utilizavam guarda-chuvas do Paraguai. Daí a doação.  Os índios usam para se proteger do sol (o verão acreano é muito quente) e também da chuva, claro, geralmente em travessias de uma aldeia para a outra - chove muito na região durante o inverno. Todas as peças estarão à venda nas lojas. "Lançamos a nossa primeira coleção cápsula para o movimento na coleção outubro/inverno 2015 e daremos um segundo passo ainda maior no verão 2016, lançando uma coleção “floresta” mais robusta, com parte da venda de alguns produtos revertida para projetos que engrandeçam a economia sustentável dos índios Huni Kuin", diz Leonardo.

O projeto foi idealizado em parceria com a Editora Dantes, que  lançou o livro “Una Isi Kayawa — Livro da cura”

,  sobre o poder medicinal de plantas usadas há gerações pelo povo Huni Kuin. Domingo, Dia do Índio, vai ter evento no Parque Lage, no Rio, para comemorar a data. A secretaria de cultura do estado, a Associação Aldeia Maracanã e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage vão promover debates sobre o tema. Vai ter oca dos Huni Kuin e mostra de cinema guarani.  Quem quiser saber mais, vem aqui.

M1L
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.