Arquitetura Verde | Cohousing, vamos compartilhar essa ideia

Arquitetura Verde | Cohousing, vamos compartilhar essa ideia

Publicado em:
19/7/2015
No items found.

Já falamos algumas vezes, mas vale relembrar: o menos 1 lixo é um movimento que a credita no empoderamento do in-di-ví-duo. Isso significa que você pode começar a mudança, não precisa esperar o seu vizinho e, principalmente, não precisa esperar por leis. Mas hoje, vamos falar da força coletiva.

Quem vê assim, pensa num encontro de um grupo de amigos. Uma conversa, bons risos e em seguida cada um pra sua  casa. É, cada um até tem sua casa, mas no geral, todos formam uma grande vizinhança. Esses encontros não são agendados e reagendados em eventos no face, eles fazem parte do dia-a-dia. Abrimos espaço para a galera do cohousing.  

Esqueçam os grandes apartamentos,  os carros na passagem, hierarquias, etc. Imaginem colaborativismo, pessoas, qualidade de vida e meio ambiente em primeiro lugar.  Nos anos 60, na Dinamarca, surgia assim, o cohousing - estilo de vida que levada de forma simples, é basicamente viver em comunidade, dividir as tarefas, ter apenas o necessário e tudo isso de forma  inclusiva. A arquitetura é pensada para manter a integração dos vizinhos, com casas normalmente  feitas umas de frente para as outras.  Ambientes como lavanderia, cozinha, sala de ginástica e espaço para lazer são coletivos.  As pessoas se revezam para cozinhar, buscar as crianças na escola, utilizar as bikes  e os carros (normalmente estacionados em áreas periféricas), cuidar dos jardins e das hortas, e para todas as outras atividades.

  Pra quem acha que deve ser difícil a adaptação, vale assistir o documentário "Happy". O filme fala sobre  felicidade genuína,  e constata que tal sentimento vem das pessoas que vivem em comunidades ou em contato com a natureza. A prática é popular nos Estados Unidos e em toda Europa.  Aqui, alguns brasileiros já são adeptos do coworking. Dividem o espaço de trabalho, opiniões, experiências e ideias.

cooooo

  Logo ali na Urca, tem o primeiro primeiro espaço de coliving  do Brasil, Casa Céu. Conhece? Vale experimentar um pouco mais de vida a dois, a três,  a quatro... quem sabe?

Talita Gamboa
Por:
meio
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.