Aceitamos lixo como pagamento

Aceitamos lixo como pagamento

Publicado em:
17/5/2015
No items found.

Cerca de 60% da população da Indonésia não tem condições financeiras de ter um plano de saúde mensal, nem dinheiro para tratamentos e consultas médicas básicas. Mas um jovem médico de 26 anos decidiu que essa situação era inaceitável. E começou a aceitar lixo como pagamento. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=iaBGlW91qQ8[/embed] Gamal Albinsaid criou o Garbage Clinical Insurance (GCI), em que as pessoas podem pagar consultas e tratamentos com alguns tipos de lixo, principalmente os que podem ser reciclados. Todos os meses, os pacientes vão até a clinica de Gamal e levam garrafas plásticas e papelões, por exemplo;se levarem 2kg de lixo, estes são revendidos para centros de reciclagem por 10 mil rúpias, (1 dólar aproximadamente). Em troca, um plano de saúde básico para o paciente, que inclui duas consultas mensais.

A iniciativa de Albinsaid funciona há dois anos; cerca de 3.500 pacientes já foram beneficiados. Nesse período, outras clínicas da Indonésia resolveram aderir a essa ideia. Hoje 5 clínicas oferecem o serviço.

“Nós acreditamos que a saúde é um direito fundamental. A abordagem pouco ortodoxa da empresa também ajuda a resolver um desafio ambiental do país, que é o segundo maior causador de lixo plástico nos oceanos, logo atrás da China”, disse o idealizador do projeto para o site FastCo. Vale lembrar que a ideia é: menos é mais. Mas se for pra produzir lixo, que dela seja feito bom proveito.

M1L
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.