A quantidade de lixo no Monte Everest é chocante

A quantidade de lixo no Monte Everest é chocante

Publicado em:
3/5/2015
No items found.

Em 1953, o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay realizavam um grande feito: escalar os 8.848 metros do Monte Everest, em Katmandu, Nepal. Em 2013, foi comemorado 60 anos dessa primeira escalada, e desde então se iniciou um processo bem chato e antissustentável no Everest: o abandono de lixo.

post 001

Segundo estudos, cerca de 50 toneladas de lixo foram abandonadas desde 1953 no Monte Everest, o que gerou a criação de uma lei, em 2014, que obriga todos os alpinistas a recolherem no mínimo 8kg de lixo. Quem sobe precisa depositar US$ 4 mil antes da subida, e só resgata o dinheiro se voltar com os 8kg. Todos os resíduos que são deixados até a faixa dos 5.200 metros são recolhidos pelos governos do Tibete e do Nepal, acima disso, fica por conta dos montanhistas.

Em 2008 foi criada a Eco Everest Mountain,  expedição que anualmente reúne sherpas e montanhistas para limpar o Monte Everest. Os sherpas são as pessoas que trabalham na empresa do renomado montanhista Ang Tshering Sherpa, e que ajudam turistas a escalarem a montanha. A Eco Everest Mountain é uma iniciativa de seu filho, Dawa Steven Sherpa. Até 2012, mais de 13 toneladas de resíduos e 450 quilos de cadáveres de montanhistas que infelizmente faleceram ao tentar a escalada foram retirados do local.  Artistas nepalenses esculpiram obras com 1,5 tonelada de lixo retiradas do Monte, como parte da campanha de conscientização de preservação do topo da montanha.

post 004

No início deste mês, a Índia informou que 34 membros do seu exército passaram por uma série de treinamentos e, depois, seguiram até o topo do Everest, a fim de recolher o máximo de lixo possível. “Nosso objetivo é levar adiante o sonho do nosso primeiro-ministro, de limpar todos os lugares, inclusive o topo do mundo. Há antigos cilindros, barracas, latas, pacotes, equipamentos e outros resíduos de montanhismo. Além das nossas próprias mochilas, pesando até dez quilos, temos a intenção de trazer mais dez quilos cada em resíduos recolhidos durante a viagem”, explicou o major Ranveer Singh Jamval, líder da equipe, em declaração ao jornal inglês Daily Mail. *O Menos 1 Lixo presta sua solidariedade às vítimas do terremoto ocorrido no Nepal, que provocou uma imensa avalanche no Everest. Esperamos que os sobreviventes se recuperem rapidamente e lamentamos as mortes ocorridas por causa do tremor.*  

Guylherme Carvalho
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.