A irritação de pele que originou uma das maiores marcas de cosmésticos do mundo

A irritação de pele que originou uma das maiores marcas de cosmésticos do mundo

Publicado em:
26/4/2015
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A história da Lush, uma das maiores marcas de cosméticos do mundo, começou com uma simples irritação de pele. A especialista em botânica Helen Ambrose teve uma irritação de pele em 1978 e decidiu ir ao escritório dos esteticistas Mark Constantine e Rowena Bird. Além de resolverem o problema, os três decidiram procurar produtos de beleza com ingredientes naturais como frutas, flores e raízes que prometiam cuidar da aparência e, ao mesmo tempo, induzir à sensação de bem-estar. Criaram a Cosmetics to Go, em 1988. E faliram por má administração e por causa de uma enchente na fábrica. Em 1994 o trio decidiu criar a Lush, na cidade de Poole, no sul da Inglaterra.

Desde o início a marca se preocupa com o meio ambiente; o primeiro produto deles, que é um marco até hoje, foi o shampoo sólido, feito em barras.  As pessoas começaram a gostar dessa inovação, e um canadense, depois de insistir com os sócios, conseguiu abrir a primeira filial da Lush fora da Inglaterra, em Vancouver.  A marca ganhou nome e abriu lojas em países como Austrália, Japão, Croácia, Suécia e Cingapura. Hoje, quase todos os países europeus possuem uma loja Lush.

Os produtos que chegam às lojas são embrulhados com embalagens biodegradáveis e papel reciclado - em 2008, a marca aboliu sacos plásticos e lançou a iniciativa "Bag Monster",  para tentar banir as sacolas plásticas em outros lugares e estimular os consumidores a trazerem sua própria sacolinha reutilizável de casa.  Sua última campanha foi simular, em uma cobaia humana, 10 horas de experiências a que animais estão sujeitos na indústria cosmética.

 Tem, inclusive, uma petição na internet contra os testes em animais; se você é contra, assine aqui. O vídeo contém imagens um pouco fortes, mas se quiser assistir, só apertar o play aí embaixo. https://www.youtube.com/watch?v=f4K9iSyj_lk#t=108 Por fim, alguns dados dignos de nota: toda a água das fábricas da Lush é tratada e reutilizada; as barras de shampoo economizam 450 mil litros de água todo ano, se comparadas aos produtos em forma líquida no mercado. E a energia utilizada pela empresa é gerada por fontes renováveis, como energia eólica e hidríca de baixo impacto, com tecnologia da companhia canadense Bullfrog Power, que promete oferecer uma energia 100% verde e renovável para todos seus parceiros.

Quer saber mais das iniciativas e da história da Lush? Confere no site deles aqui.

Guylherme Carvalho
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
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