5 passos pra ter hábitos sustentáveis

5 passos pra ter hábitos sustentáveis

Publicado em:
13/1/2021
No items found.

Tem hábitos sustentáveis aí nas suas metas? Vem que a gente te ajuda nesse planejamento! Dá uma olhada nos 5 passos fáceis e divertidos pra você colocar a sustentabilidade na sua vida de uma vez por todas. 2021 promete :)


Passo #1

O primeiro passo é procurar o que é mais simples pra você agora. É muito comum a gente querer abraçar o mundo da noite pro dia e se frustrar. Ser sustentável tem relação com ser honesta com a gente mesma, sabe? Se agora tá muito difícil pra ter composteira, tudo bem. Mas será que não dá pra reaproveitar o resíduo orgânico na cozinha?


Acho que um dos passos mais simples, práticos e econômicos é começar com um kit reutilizável. Ou seja, ter um kit de talheres, sacola e copo reutilizáveis pra você levar com você sempre. Mesmo e especialmente em pandemia. Um guardanapo de pano também é bem legal e te ajuda a não consumir guardanapos descartáveis por aí. Esse kit pode ser feito com o que você tem em casa ou você pode investir em empresas incríveis que montam pra você.

Passo #2

O segundo passo pode ser substituir um item de limpeza pra casa. Você pode escolher qualquer uma das nossas receitas de limpeza natural, que são bem fáceis, eu prometo! Ou simplesmente substituir o detergente da louça por sabão de coco e a esponja sintética pela bucha vegetal. 

Passo #3

Depois, vale escolher um item de higiene pessoal pra substituir, como o xampu ou desodorante. Eu sou bem fã de começar pelo desodorante, e a gente tem várias receitas no site do Menos 1 Lixo. Eu substituí o meu há 3 anos e foi uma decisão muito acertada na minha vida. Segue a minha receita:

Passo #4

O quarto passo pode ser se aventurar no seu armário. A gente fez uma websérie toda dedicada aos impactos da moda no meio ambiente e ao Armário Cápsula, vou deixar o link por aqui. É um processo divertido e de puro autoconhecimento, além de trazer muita leveza e consciência pro seu a dia a dia.

Passo #5

E, por último, mas jamais menos importante, substituir as sacolinhas plásticas das lixeiras da sua casa! Eu sei, parece impossível e improvável, mas eu garanto que funciona! Ja te ensinei por aqui como fazer uma sacolinha de jornal pra substituir, mas você também pode usar sacolas de papel ou sacos de lixo grandes, economizando várias sacolinhas. E, claro, sempre se tem a opção maravilhosa das sacolas biodegradáveis da OEKO e a gente tem cupom de desconto por aqui: OEKOM1L


Passo Extra :)

Um extra bacana é se desafiar a ficar 3 meses sem comprar alguma coisa, como roupas ou cosméticos. O importante é se descobrir e entender o que faz sentido pra você. E, claro, começar a viver uma vida mais atrelada com a natureza, porque nós somos natureza e precisamos agir pra ontem. Se esse vídeo reverberou em você e você quer agir ainda mais, te convido a acessar o nosso Curso Menos 1 Lixo Em Casa, um curso de 12 aulas práticas e realistas de como transformar a sua casa em um ambiente sustentável. 

Nina Marcucci fala um pouco mais sobre esses passos. Bora beber um café juntes?



Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.