1.618

Copos a menos pela fe em 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente: comemoramos a data lançando o Copo Oficial Menos 1 Lixo!

O copo

05
jun
2016

Por Talita Gamboa

Quem acompanha o Movimento sabe que, no dia 1º de janeiro de 2015, após assistir ao documentário “trashed: para onde vai o nosso lixo”, a Fe Cortez se questionou como poderia agir em prol de um planeta com menos lixo, enquanto indivíduo. Nossa idealizadora se lançou o desafio pessoal de andar com um copinho reutilizável na bolsa e abolir os descartáveis. Em um ano, só pelas mãos da Fe, foram 1.618 copos a menos nos aterros do país. O tempo passou, e muita gente se juntou à missão de reduzir o número de descartáveis no mundo. Amigos, influenciadores, escolas e empresas se engajaram na campanha e começaram a produzir menos lixo e promover o consumo consciente. O desafio pessoal da Fe cresceu e, com tantos adeptos, se tornou um Movimento. Com dicas práticas para uma vida mais sustentável, novos hábitos e uma visão de mundo mais inclusiva.

post-fe1

Se alguém ainda duvida da importância dos pequenos gestos, vale saber os resultados da Fe, em apenas 1 ano de Movimento:

Menos 1.618 copos descartáveis nos mares e aterros sanitários;

Menos 800 Litros de água gastos na produção dos descartáveis;

Menos combustível usado e gás carbônico no ar;

Menos matéria-prima utilizada sem consciência;

Menos energia elétrica gasta com o desnecessário;

Menos 1 Lixo.

Mas o copinho que começou tudo isso e que sempre será o nosso mascote, era pequeno, às vezes vazava, e era produzido lá fora, sem que pudéssemos ter garantias de responsabilidade socioambiental. Começava então quase que um segundo desafio: desenvolver um copo maior, com design e produção 100% brasileiros, produzido respeitando pessoas e meio ambiente, livre de BPA, ftalatos e metais pesados, pequeno fechado e grande aberto, muito durável, e claro, lindo! Hoje, com uma alegria imensa, e com cada coraçãozinho transbordando de felicidade, apresentamos o Copo Oficial do Menos 1 Lixo.

Copo_Azul_2_Gif

O processo todo levou mais de 1 ano para acontecer, e agora que temos o nosso copo, precisávamos de um parceiro para vende-lo. Como a rede do bem só aumenta, encontramos um com a nossa cara: Sou Barato, o outlet da Americanas.com, que além dos produtos novos, vende usados e reembalados. Contribuindo assim para a redução de geração de resíduo no mundo!

Quando a gente compra um produto usado, significa que vamos aumentar a vida útil dele, então além de demorar mais pra ir pro lixo, você usa menos matéria-prima pra produzir um novo. Com os reembalados, a coisa só melhora! Eles quebram aquele tabu que a embalagem tem alguma importância na compra. Será que faz alguma diferença comprar uma TV numa caixa perfeita, que você vai jogar fora logo depois de abrir, ou o mesmo produto, com a mesma garantia, numa caixa que já foi aberta por outra pessoa? Parece que não, né? Mas faz e muita! Basta saber que esses produtos não podiam mais ser vendidos porque a embalagem já tinha sido aberta, e acabavam sendo revendidos para sucata. Aí você faz as contas sabendo que 5% de tudo o que é vendido no comércio eletrônico é devolvido, segundo dados de 2014 da Fecomercio, e cria consciência sobre a importância desses novos hábitos.

13301371_1201346089884208_5456108035665928907_o(Foto: Sou Barato)

Para comemorar tanta coisa boa e celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, faremos hoje um evento Lixo Zero. Com muito colaborativismo e com a tal rede de amigos que tanto nos apoiaram e disseminaram a nossa mensagem. Amanhã a gente conta pra você como foi a experiência de festejar pensando no indivíduo e no coletivo, no planeta! Esse foi mais um dos desafios que apareceram para nós e mais uma forma de provarmos que: é possível viver com hábitos de consumo conscientes! 😉

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte