Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Interno?

Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Interno?

Publicado em:
25/5/2023
No items found.

Sabe aquele papo de que pra mudança acontecer de verdade ela tem que vir de dentro pra fora? Os Inner Development Goals (IDGs), ou Objetivos do Desenvolvimento Interno, seguem basicamente essa premissa. Esses objetivos são uma lista de habilidades e qualidades que podem ser desenvolvidas em qualquer pessoa pra trabalhar de forma eficaz com questões sociais complexas, principalmente as Agenda 2030 da ONU. 

Antes de seguir a conversa, você lembra da Agenda 2030? Vamos refrescar a sua memória: a ONU desenvolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda com 17 metas focada em garantir um acordo global eficiente para que possamos proteger o meio ambiente, acabar com a pobreza e promover o bem-estar de todo mundo até 2030. 

Se você quer saber mais detalhes sobre essa agenda, vale o play nesse vídeo do nosso canal, quando convidamos o Mateus Solano pra bater um papo com a Fe Cortez sobre o assunto: 

Voltando aos IDGs, eles foram pensados como aceleradores para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e criar um futuro próspero. Eles são o resultado de uma pesquisa feita a várias mãos, co-criada por institutos, universidades, pensadores, filósofos e acadêmicos. 

Na prática, funciona assim: a estrutura é baseada em 5 pilares, e dentro de cada um estão distribuídas 23 competências e habilidades que são indispensáveis pra qualquer pessoa que queira ser um agente de mudança e regeneração. 

1 - SER: sobre olhar pra dentro, desenvolver e aprofundar o relacionamento com os pensamentos, sentimentos e corpo para estar presente, intencional e não reativo ao enfrentar situações de complexidade.

2 - PENSAR: sobre desenvolver habilidades cognitivas adotando diferentes perspectivas, avaliando informações e dando sentido ao mundo como um todo interconectado para tomadas de decisão sábias.

3 - RELACIONAR: sobre se preocupar, cuidar e sentir conectado aos outros, sejam pessoas, animais ou o planeta como um todo para criar sistemas e sociedades mais justos e sustentáveis ​​para todos.

4 - COLABORAR: sobre desenvolver habilidades de relacionamento e comunicação para avançar em discussões com pessoas diferentes valores, habilidades e competências.

5 - AGIR: qualidades como coragem e otimismo ajudam a tomar as rédeas das situações, quebrar velhos padrões, gerar ideias originais e agir com persistência em tempos incertos.

Interessante, né? Essa ideia de desenvolver capacidades e potencializar características nas pessoas para que elas possam se tornar mais atuantes na regeneração do planeta inspira vários negócios bacanas, entre eles o Yoga Reflora. Fundado pela Rafa, embaixadora da Comunidade Menos1Lixo, e pela Sarah, nossa parceira de longa data. Somos suspeitos pra falar aqui na Menos1Lixo, mas super indicamos que você dê um pulo no site das meninas pra conhecer a metodologia de trabalho delas, viu? 

Fortalecer o poder do indivíduo pra reverberar no coletivo. Essa ideia tem tudo a ver com o que a gente pensa por aqui. Quais habilidades você gostaria de desenvolver pra turbinar a sua energia regenerativa?

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.