Nick Brandt - da fotografia ao ativismo

Nick Brandt - da fotografia ao ativismo

Publicado em:
18/8/2015
No items found.

Recentemente o mundo voltou os olhos para o Zimbábue, mais especificamente,  para a morte do leão Cecil - animal símbolo do país, morto a tiros por caçadores que o atraíram para fora da área de proteção de um parque local. O fato repercutiu nas redes sociais, na mídia televisiva, e gerou até algumas manifestações na frente da casa de um dos caçadores (nos EUA), apesar disso, sabemos que a caça nem sempre é uma atividade que nos chama atenção (infelizmente). Mas, mudou completamente a forma de trabalhar e, ver o mundo, de Nick Brandt.

Nick, nascido e criado em Londres,  estudou pintura e, posteriormente, cinema. Se mudou para os Estados Unidos e em 1992, iniciou seu trabalhou com direção de vídeos. Três anos depois,  viajou pela primeira vez entre Nairobi, no Quênia, e Arusha, no norte da Tanzânia, para trabalhar com Michael Jackson no clipe "Earth Song". Começava aí,  o encantamento e admiração com a beleza da vida animal africana.

Brandt_001.tif

Em 2000, ele embarcou num projeto fotográfico e se tornou um conceituado fotógrafo especializado em África. Dez anos de trabalho e a intenção de chamar atenção para a causa, resultaram numa trilogia de livros ('Pela Terra Devastada’, em tradução livre) , On This Earth (‘Nesta Terra’) e A Shadow Falls (‘Uma Sombra Cai’), que mostra em fotos P&B, a  grandeza natural do continente, a vida selvagem, a seca, a caça predatória, as mudanças climáticas, a presença humana e o repovoamento da paisagem com restos de animais.

Hoje, Nick trabalha com as próprias mãos (e lentes), para mover a nossa forma de ver o mundo. Mais que um fotógrafo conceituado, Nick se tornou um ativista e criou a  Big Life Foundation . A organização faz uso de estratégias inovadoras de conservação e colaboração, para junto comunidades locais, ONGs, parques nacionais e agencias governamentais  sustentar e proteger a vida selvagem e os paraísos selvagens do leste da África.

Rangers with Tusks of Killed Elephants

Você é tocado por alguma coisa: busca mais. Entende. Age. Isso é ser e estar ativo. Isso muda tudo. [embed]https://youtu.be/rbKWOINrvT4[/embed]    

Talita Gamboa
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.