Fraldas: qual a melhor opção?

Fraldas: qual a melhor opção?

Publicado em:
29/2/2016
No items found.

Por muitas vezes criamos hábitos que mesmo com o passar do tempo e com o surgimento (e a necessidade) de novas possibilidades, não desapegamos deles! Já falamos sobre isso várias vezes e também quando discutimos a transição do absorvente convencional para o coletor menstrual. Simples mudança, enorme diferença!

Agora trataremos sobre boas novas possibilidades quando se trata de higiene pessoal: fralda. É até estranho ouvir a palavra"fraldas" sem ser acompanhada pela palavrinha nada mágica"descartáveis", né? Não, não é. Ao menos não deveria ser por já conhecermos os malefícios da produção, do descarte e do processo de decomposição do produto, certo? Ou vocês ainda não sabem?  Alô papais e mamães, acordem! ;) Bom, um certeza: vocês querem deixar um planeta preservado para os pequenos e para que possamos todos viver melhor. Pensando nisso, vamos falar sobre cada tipo de fralda, afinal, segundo um estudo feito pela National Geographic, um bebezinho (lindo <3) utiliza em média 3.796 fraldas até a idade que o desfralde costuma acontecer. Então vamos apresentar abaixo  as diferenças básicas entre cada um dos produtos pra vocês já começarem a bolar uma mudança, e em breve faremos um "Eu Testei" com cada um deles. Enviem as experiências de vocês pra nós, fechado?

Fralda de plástico - vocês já foram a algum chá de fraldas que não fosse da tradicional descartável? Ela ainda é muito utilizada, mas não deveria. Sua produção extremamente poluente conta com petróleo, celulose e cloro. Além do plástico ser um material de difícil decomposição como já falado aqui. Os aterros sanitários não têm estrutura para tanto lixo. O que vocês podem fazer para ajudar? Fraldas de pano - essas foram quase que extintas já faz um tempo, por falta de praticidade no uso. Mas já mostramos os novos modelos de aqui, lembram? Lindos e sustentáveis. Esse videozinho é da marca Dipano que tem a proposta de forrinhos ecológicos com botão e em velcro, além de outros produtos. No site deles tem os preços, perguntas frequentes, possibilidade de lista para chá e muito mais. 

Fraldas biodegradáveis - elas existem! Com um tempo de decomposição bem menor que as de plástico, não afetam tanto o planeta e não exigem lavagem como as de pano. Oferecem assim, mais praticidade e custo benefício. Sim, são um pouco mais caras que as descartáveis, mas será que não vale a pena? A Wiona é a primeira marca ecológica do Brasil e tem sido bem aceita pelas mamães de todo o país! Mas não se esqueçam: o descarte precisa ser feito em locais apropriados ou essa biodegradabilidade não trará os resultados esperados. Poop Training (treinando o cocô) - esse conceito foi testado por ninguém menos que a nossa musa verde Gisele Bündchen que, em uma entrevista ao jornal O Globo, disse que seu filho com apenas seis meses (na época) já não utilizava fraldas. Ela leu um livro sobre o assunto e então resolveu utilizar o método que consiste em ensinar o uso do penico desde os primeiros meses de vida da criança. Alguns livros podem ajudar nesse formato de descarte zero. ;) É, muita coisa mudou, né? Enxergaram as novas possibilidades? Repensem, experimentem, contem-nos. Não tem herança mais valiosa ou um gesto maior de cuidado que contribuir com um mundo melhor! :)  

A Fe Cortez fez um vídeo completo falando sobre o assunto,

 

Menos 1 Lixo
Por:
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.