Vai casar? Anote as dicas para uma festa barata,  charmosa e sustentável!

Vai casar? Anote as dicas para uma festa barata, charmosa e sustentável!

Publicado em:
2/5/2016
No items found.

O assunto hoje é casório, mas as dicas servem para vários outros momentos festivos. Sustentabilidade é algo ainda tido muitas vezes como caro, feio, difícil, etc. E tantos aspectos acabam tornando o consumo consciente inviável. A ideia aqui é mostrar que não é bem assim, na verdade, nada assim! ;) Organização e execução da festa - esse primeiro ponto, além de cooperar com o bolso, facilita a vida dos noivos. Estamos falando do colaborativismo. É isso mesmo! E nada mais é do que poder contar com toda a rede de amigos, parentes, madrinhas, padrinhos, e quem mais puder para não apenas cuidar das coisas da festa como também, executá-las. Sabe aquele amigo DJ? Vale conversar. A amiga que ama decorar e super te conhece? Peça um help. O amigo que tem contato com todos os outros padrinhos? Pode organizar o grupo e tocar uma parte da cerimônia com eles. O importante é que você consiga distribuir as tarefas, economizar uma grana e, de quebra, ficar de boa. Afinal, os colaboradores estão torcendo como ninguém, pra que sai tudo conforme o desejado. :) Convite - se você parar pra pensar, os convites são os pontos de partida da festa. Os convidados os recebem e por aí já podem falar "nossa, o convite é lindo! A Festa deve ser chique, maravilhosa, etc." Depois disso o convite maravilhoso vai normalmente para o lixo. É isso. Lata de lixo! Partindo desse princípio, você pode fazer um convite horrível. Mentira, é brincadeira! Agora é sério, vamos fugir um pouco do papel reciclado? A ideia é aproveitar as redes, o ambiente virtual, você pode fazer um vídeo, criar meme,  um site, ou uma arte linda (com aquele amigão designer) e enviar por e-mail. Tudo customizado e um tanto exclusivo, né? Mas, se ainda assim, você achar melhor o impresso, opte pelo papel semente. Quando passar o casório (as pessoas normalmente guardam até a data), ele pode ser picado, plantado e após algum tempo geminar flores. Bem melhor né, não? Dá pra substituir lixo por flores! :)

Foto: papelsemente.com.br

Decoração - poderíamos utilizar aqui uma linha rústica como exemplo, como algo barato, já que é maravilhoso e aparentemente simples. Mas nem sempre podemos contar com as três características, então pra não corre esse risco, aposte nos objetos que você já tem, reutilize: as fotos ficarão lindas no quadro que você vai poder usar depois, em casa; pallets podem ganhar algumas almofadas e ajudar na formação de uma área de lazer, caixotes podem enfeitar e/ou guardar as lembrancinhas até o momento de distribuição; garrafas de vidro (até mesmo as de cerveja) podem ganhar algumas florzinhas e enfeitar a mesa. Essas são algumas das possibilidades, quando você começa, surgem muitas outras.

Iluminação - o segredo é casar durante o dia e ao ar livre. Além de você economizar energia elétrica, normalmente as fotos saem com aquela iluminação natural sem igual. E com uma vista bacana, com muito verde, você nem precisa de tanta decoração assim, fala sério. Trocar lâmpadas por velas romantiza é também é uma ótima alternativa!

Espaço - casar e festejar no mesmo local, pode contribuir com a economia na quantidade de flores e também na redução de emissão de gases poluentes (parece louco, né?). Evita trajeto, carro pra um lado e pode até facilitar na organização de coronas - que isso sim não tem como ficar de fora. Ah, pra fechar sobre as flores, a galera da Flor Faz Bem  pode dar um destino bem mais legal pra elas que as latas de lixo.

Lembrancinhas - ecobags e chinelos são algumas opções. Mas as plantinhas são as melhores sem sombra de dúvidas. Já fizemos uma lista aqui e até mostramos os benefícios de se ter algumas plantas em casa. Suculentas são ótimas, baratas, super fáceis de cuidar e você pode escolher o potinho que preferir e enfeitá-lo como quiser.

Comida - dê preferência aos alimentos orgânicos e naturais. Comércio local, pequenos produtores, feiras, etc. Se preocupe com o desperdício, por mais que contrarie a lógica da nossa sociedade, planeje para não faltar e não virar lixo. Os doces podem ser selecionados e servidos em potinhos de vidro que os convidados poderão levar pra casa quando a festa acabar e seguir reutilizando. Sabemos que casamento é algo muito pessoal, o principal ponto é você sentir-se bem e ter ao lado pessoas que fizeram parte da história. E tudo isso, preservando lindamente o nosso planeta! <3    

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.