Urano em Touro Feminino

Urano em Touro Feminino

Publicado em:
22/1/2020
No items found.

Touro, regido por Vênus, é o primeiro signo da tríade feminina  - é o Yin - e é também a primeira Terra do zodíaco. Em seu símbolo enxergamos também uma lua - círculo - terra - e não apenas a cabeça de um animal e seus chifres. Touro exalta a Lua que pode também ser um útero, seus chifres as trompas, seu côncavo o conforto da segurança que Touro tanto persegue. Não por acaso, é sob sua tutela que estão nossos recursos, nossa fertilidade, nossos valores, o nosso sustento e a energia ligada à posse. É também um signo fixo e, como tal, não gosta de sair da sua zona de conforto. Um dos prazeres - e o que Touro idolatra são os prazeres - sob a égide desse signo envolve a comida pra aplacar não a fome, mas o apetite; não a compra do que é necessário, mas pela beleza. Não um simples consumo, mas o conforto de consumir.

Conforto é tão bom que é quase uma droga;  é por e para ele que trabalhamos para “ter”. Mas, o conforto nos escraviza porque já virou vício. Viciados, estagnamos e não conseguimos enxergar o que é realmente necessário: a sobrevivência a longo prazo. Urano, já em Touro, vem auditar: antes de acreditar que somos os donos da Terra, vamos ter que encarar que somos apenas os - péssimos! - administradores de seus recursos. Ou saímos da inércia e olhamos o que andamos escondendo sob nossos tapetes ou...

Bem, ou saímos, nem que seja soterrados pelo nosso lixo. Um smartphone por semestre, um carro por ano, um tênis novo a cada pedalada, a comida embalada ao alcance de uma esquina… Não iremos muito longe.

Ilustração retirada do Pinterest


Antes do “eu preciso”, é preciso “ter”? E afinal, consumir sem esforço é um conforto que confundimos com prazer ou, é um vazio que pretendemos preencher com a falsa adrenalina de possuir? Quem faz a pergunta é Urano, o deus libertário e transformador, que se instalou de mala e cuia na casa de Touro no último dia 06 de março e pretende ficar por lá até 2026. Neste caso, o “por lá” é por aqui mesmo. Porque Urano é hóspede, mas é espaçoso, chega com pinta de dono, instalando bagunça, virando os quadros de ponta cabeça, dizendo na cara do anfitrião: "Arruma, resolve, te vira!" Te vira com a falta de recursos naturais, com as consequências climáticas, com a infertilidade, com a escassez das tuas riquezas, com a instabilidade, a fartura do lixo, do plástico. Te vira com a sobra do teu consumo.

Sejamos honestos. Essa bagunça já estava aqui, tentando se esconder por debaixo dos nossos tapetes, Urano só está tirando a gente do balanço da rede.

Nossa alimentação, um dos prazeres naturais de Touro, terá cada vez menos carne, especialmente a vermelha,  já que sua produção mundial é a que mais causa problemas ambientais - e é possível prever que o número de vegetarianos deverá crescer. A individualidade não será a mesma, terá cara de grupo, a vida será menos árida com quem não quiser ser o dono dos espaços, mas souber dividi-los em grandes co-workings naturais. Em contrapartida, somente o trabalho colaborativo deverá ter a solução de acesso aos recursos da terra sem provocar (mais) escassez. Em Touro, signo oposto de escorpião (o filho de Plutão que rege o decomposto, como o petróleo embaixo da terra, por ex), Urano vai nos dar a oportunidade de explorar energias mais limpas e renováveis. E a tecnologia, será o auxílio luxuoso da ecologia.

O dinheiro mudará, de mãos, de lugar, de jeito. Neste setênio, o trabalho deverá ser cada vez mais automatizado e o desemprego pode se agravar. Existe a aposta em uma moeda única. Abriremos nossas fronteiras ou teremos uma moeda virtual? Ainda não sabemos. Urano é imprevisível e sabe muito bem lançar vento em cartas marcadas. O mais importante, ao meu ver, é que vamos entender de 2019 a 2026, que a economia está mudando e a estabilidade está por um triz. O planeta chegou ao seu limite e suas riquezas, as que ainda restam, não podem mais ser usadas como moeda ou barganha. Em Touro, Urano vem romper esses padrões, vem nos dizer que a partir de agora, menos é mais. Precisamos nos despir do supérfluo, da vaidade de possuir o que não nos pertence. O prazer não pode mais ser sustentado, precisa ser sustentável. E com o Urano, o rebelde, não tem negociação.

Ilustração por Jade Schulz

Já falei que Touro é um signo feminino mas na verdade ouso dizer que é um signo de deusas. É regido por Vênus/Afrodite, a deusa do Amor e da Beleza que em algumas versões do mito, nasceu da espuma do mar que se formou por conta da castração de Urano.Touro é também o primeiro signo do elemento Terra do zodíaco.Terra/Gaia, nascida imediatamente após o caos que originou sozinha Urano e unindo-se depois a ele, gerou os deuses. Gaia foi a força sutil, firme e assertiva, como é a força feminina, que salvou os filhos de Zeus de serem devorados por ele. Zeus “entrou de Gaia(to)” - olha a expressão aí - quando bebeu uma poção oferecida por ela, que o nocauteou. Mais tarde, nas crenças gregas, Gaia perdeu sua condição primitiva e passou a representar a fecundidade da Terra, como a deusa Deméter.

Urano em uma das casas de Afrodite, vai esbravejar o caos provocado pela falta de amor e harmonia. Em estado de alerta, talvez a deusa possa nos abrir os olhos. E nos salve. Na casa de Gaia, sua mãe e mulher, ele vem chamar a atenção de seus filhos: a Terra não aguenta mais sustentar o nosso descaso. O tempo está sendo contado. A nossa vida doravante, dependerá de como agiremos como homens, e acima de tudo, responsáveis pelo nosso consumo. Urano vem nos alertar provocando algumas desordens e talvez até apontar algumas soluções porque saída a Terra não tem. Não existe fora. Gaia é redonda, não tem portas, é um gigante  - mas esgotável - coração. Ou a respeitamos como filhos amorosos ou ficaremos todos órfãos. Sem distinção de espécie.

Claudia é astróloga, cozinheira e escritora.
Claudia Letti
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.