Um cafezinho cai bem. Eco-friendly? Melhor ainda!

Um cafezinho cai bem. Eco-friendly? Melhor ainda!

Publicado em:
17/6/2015
No items found.

Café da manhã. Após o almoço. Na reunião. Na hora do lanche. E se tiver outra reunião? Mais café. Tem quem aprecie até antes de dormir, com um pouco de leite. O Brasil é atualmente o maior produtor e exportador de café do mundo. Nosso mercado consumidor fica atrás apenas dos Estados Unidos. Seja no trabalho, em casa, ou num Café, como o Bike Rio, a bebida é sempre bem-vinda por muitos brasileiros.

Quando a gente para pra tomar um cafezinho, sente a diferença no gosto. É o paladar que aponta se é expresso, caseiro, fraco, etc. Mas o que realmente diferencia é o modo de preparo. Pode produzir mais ou menos lixo, consumir mais energia, provocar mais desperdício, e malefícios à saúde. No processo mais comum, você coloca o filtro de papel na cafeteira elétrica, por vezes deixa ligada até o café acabar, joga a borra fora, e lá vai o processo novamente. O Menos 1 Lixo parte da premissa que menos é mais. Menos lixo, menos desperdício de energia e alimento. Mais saúde. Por isso anota aí algumas dicas pra um cafezinho mais consciente: Filtros de papel – quantos você descarta por dia? Além de virar lixo, neles contém uma substância prejudicial à saúde – dioxina, típica de papéis que passaram por processos de branqueamento. Uma sugestão? Filtro de aço inoxidável , não contém a tal substância e é reutilizável.

Borra de café – se engana quem acha que o caminho delas é a lixeira e não tem outra opção. A compostagem  é uma das alternativas. O cheiro fica mais ameno, ajuda a manter a umidade e minhocas adoram a borra. E, pra quem curte design e inovação eco-friendly, que tal essas xícaras criadas pelo alemão Julian Lechner feitas com o pó que você diariamente joga no lixo? É Isso mesmo! Tão maravilhosas que dá até vontade de comprar <3

Cafeteiras -  contamos com  a italiana ou portuguesa, francesa, a  portátil - é isso mesmo, você anda com ela no bolso, e o famoso pé de meia. Que diferentemente da elétrica, não utilizam filtro. Além, é claro, de não consumirem energia elétrica. Tudo bem, requer um pouco mais de tempo. Mas cá entre nós, toda dedicação tem seu charme. E o cheirinho do café fica ainda mais gostoso.

 

Talita Gamboa
Por:
topo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.