TOP 10 plásticos que parecem impossíveis de abandonar

TOP 10 plásticos que parecem impossíveis de abandonar

Publicado em:
6/2/2020
No items found.

Muitas são as dicas por aí sobre banir e recusar o plástico descartável da nossa rotina: sacolas de pano pras compras, o copo reutilizável na hora daquela cervejinha de fim de tarde, os talheres de metal pra nunca mais usar os de plástico... Mas existem muitos outros plásticos descartáveis na nossa rotina e que ou você ainda não se deu conta que eles existem ou você acha que são impossíveis de abolir da sua rotina. No Julho sem Plástico de 2019, a gente decidiu te mostrar como é fácil viver sem nenhum plástico na sua vida... nenhunzinho.

Vem que ao TOP10 tá bom!

1. Cadernos


Quantos milhões de cadernos você tem por aí? Já reparou que eles vêm todos embalados em plástico? E os cadernos de brinde? Já tem uma galera que opta pelo celular, tablet ou computador pra anotar tudo, mas sabemos que escrever à mão tem seu valor. Além disso, os pequenos ainda usam muito caderno na escola e cada ano letivo são toneladas de cadernos novinhos que são descartados pela metade. Que tal fazer seu próprio caderno? É super fácil, beeeem terapêutico e personalizado! Dá pra fazer com a capa que você mais gosta, na quantidade de folhas que você precisa e ainda é único, porque só você vai ter :)

Tem vários tutoriais por aí que podem te ajudar. Aqui no movimento, a gente usa muito o da Nataly Neri, e já fizemos vááários caderninhos! Quando for tentar por aí, conta pra gente?

2. Creme Hidratante

A gente já ensinou a fazer creme hidratante aqui no site do Menos 1 Lixo. Mas pra quem não curte essa vibe DIY ou acha muito difícil, a dica é: reaproveitar os potes e investir em cremes manipulados. Eles podem ter o que você precisa pra sua pele, sem substâncias tóxicas que a gente não sabe o que são, dos rótulos tradicionais, e vocÊ ainda pode levar o pote em uma próxima compra. É só conversar com carinho :)

3. Granel sem plástico


E aquele papo de que não tem como não consumir plástico na hora de comprar comida? Bom, sempre dá pra escolher os produtos que têm embalagens alternativas, como macarrão, que dá pra comprar as embalagens de papel ou o molho de tomate que rola ser em lata. Mas tem muita coisa que dá pra comprar nas lojas a granel, com as suas embalagens, já pensou nisso? Levar uma sacolinha de pano pra comprar arroz, na quantidade que você consome e com zero plástico. Bora tentar?


4. Chá


A gente quase nunca para pra pensar dos cházinhos desnecessários em sachê, né? Eles vêm embalados em plástico e vão pro lixo bem rápido. Que tal investir no chá a granel? Dá pra fazer exatamente como você gosta e se você levar sua embalagem de pano ou potinho de vidro, é sem lixo e com amor :) Bora?


5. Plástico-filme tá fora de moda!


Plástico-filme não dá, né? Descartável, sem reciclagem e um lixo de segundos completamente desnecessário. Hoje já existem as opções do pano de cera, mas sempre dá pra usar potes com tampas de vidro ou investir em tampas de silicone. A comida fica bem melhor armazenada e não tem lixo descartável.

6. Frios e carnes sem isopor!

Tamo sabendo que essa é uma hora sensível das compras: os frios e as carnes. Mas a gente tá aqui pra te dar as mãos e te contar que tem solução! Simples, simples! Só levar uma embalagem de vidro ou de plástico reutilizável. No mercado ou na padaria eles tiram a tara e você já leva prontinho pra sua geladeira.


7. Vem de tecnologia


Quem nunca comprou milhões de livros por impulso ou pegou folhetos explicativos por aí pra ler mais tarde? Bora usar a tecnologia a nosso favor? Hoje já tem muita coisa incrível n ainternet (de ebooks com conteúdo até bulas e manuais de instruções) e é bacana investir nesse recurso pra gente não gerar muitos lixos desnecessários. Comprar livro é maravilhoso, viu? Mas só quando não é por impulso e sempre dá pra pegar emprestado ou trocar por aí, né?

8. Viagem sem lixo


Quantas sacolinhas plásticas têm na sua mala de viagem? Aquelas que enrolam o tênis pra não sujar as roupas, o chinelo, os produtos de banheiro pra não vazar? Vamos abandonar esse hábito? As sacolinhas de pano tão aí pra resolver tudo isso :) Depois é só lavar e reutilizar, sem plástico descartável nenhum

9. Sabonete sem plástico

Escolhas de consumo! São 2 segundos pra você se perguntar "mas tem uma embalagem melhor do que plástico"? E não é que tem? São muitas as opções de sabonetes embalados em papel por aí, por exemplo. Você não gasta mais tempo nem mais um centavo com isso. É só praticar o consumo consciente :

10. A dor das frutas no plástico

Fruta embalada em plástico é um dos paradoxos mais doidos! Frutas e legumes já vêm embalados nas cascas :) A natureza, perfeita já resolveu essa equação pra gente. Então, quando for ao mercado a um hortifruti e só tiver frutas embaladas em plástico, pede pra alguém que trabalha por lá pra ir até o estoque e buscar um melão in natura ou um coco sem lixo. Nós somos capazes de revolucionar a cabeça das pessoas com pequenas atitudes, já que essa ação, além de recusar o plástico do alimento, faz a galera pensar. Vamos?

Agora que você já pegou essas dicas, que tal colocar tudo em prática e abandonar os plásticos da sua vida pra sempre? Tem mais ideias? Conta pra gente!

Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.