Sobre os nossos Mares Limpos

Sobre os nossos Mares Limpos

Publicado em:
7/6/2018
No items found.

O desabafo da Fe Cortez sobre o seu amor pelo mar.

Eu digo que minha história se divide entre antes e depois de assistir ao Trashed, Para Onde Vai o Nosso Lixo, documentário apresentado pelo ator Jeremy Irons, em que ele mostra, ou joga na nossa cara, o resultado de todas as nossas escolhas de consumo. Aquele copinho, aquele canudinho, aquela troca de celular, a camiseta branca, sabe ela?, pois é, tudo isso junto e no ritmo como consumimos está fazendo do Planeta Terra, o Planeta Lixo.

E eu nunca mais fui a mesma.

 

Mas entre tudo o que eu vi no filme, nada foi mais difícil do que olhar para a “Ilha de Plástico do Pacífico”, na verdade uma grande sopa 16 vezes o tamanho de Portugal, feita de plástico. Sim, nossos oceanos são o final da linha, ou da espiral, para onde nosso lixo vai. Depois de saber que 90% das aves marinhas estudadas já ingeriram plástico ou que 1 em cada 3 tartarugas foi encontrada com a barriga cheia de plástico, eu não podia mais ser a mesma.

Eu me descobri ativista ambiental, minha vida mudou em absolutamente TODOS os aspectos, e daí nasce o Menos 1 Lixo, em janeiro de 2015. E o copo do Menos 1 Lixo em junho de 2016. E palestras, programas de TV, colunas, e a nomeação de Defensora da ONU Meio Ambiente justamente na Campanha Mares Limpos, com o foco em combater a poluição plástica que como eu disse acima, termina lá, nesse corpo de água salgada que ocupa 70% da superfície do globo, unindo todos os continentes, numa analogia perfeita de como a humanidade é uma só, afinal o que eu faço aqui, reflete ali. E o ali pode ser na China, que em termos de mundo e de física quântica é também aqui. O lixo que circula o mundo pelos oceanos é a ponta do iceberg da forma como nós humanos escolhemos, a cada minuto, a maneira que queremos habitar e dividir o planeta. E temo afirmar que essas escolhas têm sido muito aquém do que nossa inteligência permite.

 

Mares Limpos é sobre isso. É uma investigação profunda, do que está acontecendo hoje e os caminhos pra gente sair da enrascada em que nos metemos. É uma websérie internacional, a minha primeira nesse formato, onde eu tive a honra e o prazer de conversar com os maiores especialistas no mundo desse assunto. Pesquisadores, cientistas, ativistas, ambientalistas, empresários, e até o Capitão Charles Moore, “o” cara que descobriu aquela ilha de plástico que doeu no meu coração, e que apresenta ela pro Jeremy Irons no filme. Eu não fui até lá com ele, ainda, mas na série vocês vão ver meu passeio no Alguita, o veleiro de pesquisa do capitão. Mares Limpos é sobre o amor pelo mar, não só o meu, que começou bem pequena nas praias do Rio e nas viagens de veleiro com meu tio Carlinhos, onde eu disse pela primeira vez que queria ser ecologista. Mares Limpos é o resgate dessa Fe pequena, que com 10 anos sentiu o chamado, que agora se concretiza sob a forma de Menos 1 Lixo. Assim como eu, a série apresenta a história de tanta gente apaixonada e indignada, essa gente que muda o mundo, sabe. Essa gente empoderada que me inspira a ir além, a ser melhor, a amar ainda mais. Os oceanos e os seres humanos. Tipo o Eric Dieters, um pescador que construiu um barco para limpar a baía de San Diego, e passa seus dias fazendo isso. Entre eles tem também o Afroz Shah, o cara que começou sozinho o que é hoje considerada a maior limpeza de praias do mundo. E ela já dura mais de 120 semanas. E ela resgatou do lixo uma praia linda em Mumbai. Mares Limpos é muito sobre esse poder do indivíduo de mudar o mundo.

 

E por fim, Mares Limpos é sobre esse sonho e essa jornada. É sobre contar essa história de forma acessível, mas mais do que tudo é sobre esse convite que eu te faço a vir comigo. Vem transbordar todo esse amor que você tem no coração sob forma de ação, de transformação e de vitória. Os bons são a maioria e a hora de agir é agora!

Juntos a gente consegue. Juntos somos mais fortes.

 

Te espero toda quinta, 19h no Youtube!

Cuidado, sua vida pode nunca mais ser a mesma...

Fe Cortez
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.