As regras de ouro do Armário Cápsula

As regras de ouro do Armário Cápsula

Publicado em:
29/1/2018
No items found.
Reprodução @ViviCardinali

Você pode achar que porque eu sou Consultora de Imagem e Estilo Pessoal (e com propósito!) pra mim o armário cápsula se enquadre apenas numa modalidade de trabalho e tudo bem. Mas é mais do que isso, para mim, um guarda-roupa cápsula representa mais tempo e energia para o que realmente importa (menos tempo gasto decidindo o que vestir / menos tempo gasto com compras, que acontecem em momentos pontuais e totalmente planejadas / menos cuidando de roupas / mais dinheiro para os meus sonhos + ajudar os outros) e menos dinheiro gasto em roupas que nunca seriam usadas de qualquer forma e mais contentamento e felicidade. A Fe Cortez se desafiou a ter um armário cápsula e pra você que embarcou com ela nesse desafio eu vim trazer algumas regras de ouro que te ajudarão nesse processo.

  1. Porque você quer fazer isso?

Se você não entender o porquê você quer isso pra sua vida, um armário mais funcional, nesse caso, o cápsula, vai ficar muito mais difícil cumprir o desafio. Eu coloquei os motivos que fazem sentido para mim, para você pode ser, como Fê que quer um olhar mais sustentável para o guarda-roupa, pode ser porque você quer ficar mais tempo com os seus filhos do que cuidando de roupas, pode ser porque simplesmente quer dormir uns minutos a mais de manhã e você viu no cápsula uma saída pra isso. Não importa, apenas se pergunte. Geralmente a resposta não sai no primeiro porque, você tem que insistir um pouco.

  1. Dê espaço apenas para o que ama e que funciona 100%

Num armário com poucas peças não tem espaço para “um dia talvez eu use isso”. Quando alguém me contrata para fazer um armário cápsula, eu gosto de recomendar o mesmo que recomendo para os clientes que me contratam para fazer uma mala de viagem, não é hora de testar se tal peça funciona. No cápsula e na mala só entra o que você ama ou funciona. Digo isso porque talvez você tenha que ficar com peças que não ama tanto assim, mas que funcionam muito bem na sua vida. Nada de jogar fora, ou tirar do guarda-roupa para gerar lixo desnecessário.

  1. Leve em consideração seu estilo de vida

Uma das ciladas que caí, porque só levei em consideração a regra acima, foi ter saias demais no meu guarda-roupa cápsula. Sim, eu amo saia, mas eu ando de moto 80% do tempo então não rola pra mim ter mais saias do que calça. Por isso que na regra anterior eu levei além do amor, a funcionalidade da peça. ;)

Reprodução @vivicardinali
  1. Ter peças de um único tipo

Diversidade no armário cápsula é fundamental. As peças precisam ser diferentes entre si, caso você não queira parecer que está sempre com a mesma roupa. Sabe aquela famosa pilha de camisetas brancas? Então, não recomendo. A não ser que você seja do time que curte um “uniforme”. Existe sim uma linha de pessoas que tem cápsula que gostam disso, se esse for o seu caso, tudo bem. Se não, leve essa regra em consideração. Vale também lembrar que você pode ter pela frente ocasiões especiais, não necessariamente uma festona, mas uma festa legal. Então não adianta ter somente calça jeans e camiseta, sacou? Essa é a linha de pensamento. Claro que se você tem a oportunidade de compartilhar com as amigas uma peça dessas, vale levar em consideração, um guarda-roupa de ocasiões especiais compartilhado.

  1. Pense na harmonia das peças e não nos conjuntinhos

No armário cápsula não cabe o famoso: “Ah! Essa blusa eu uso com essa saia” e nada mais! Um cápsula te desafia, de um jeito divertido, a avaliar possibilidades e combinações.

 

Ainda tá com muitas dúvidas? Sem desespero! Eu preparei um planner que também pode te ajudar com o desafio! ;)  

Vivi Cardinali
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.